Angola - A análise e divulgação do papel exercido pelo capital chinês da RPA (República Popular da China), um país e regime marxista leninista, na África negra, particularmente nas últimas três décadas, que tornaram os regimes africanos dependentes do apetite de Pequim pelas suas riquezas naturais
‘A CAPTAÇÃO DO INVESTIMENTO CHINÊS EM ÁFRICA’
De Mauro Santos
Edição Mayamba
Luanda 2015
Livro com 90 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
SINOPSE:
“Ao longo dos últimos anos tem-se vivido uma grande expansão asiática, tendo como principais países emissores de IDE — Investimento Directo Estrangeiro — a China e a Índia. Contudo, neste trabalho só se estudou o primeiro. Durante este último período de crise, desde 2008, tem-se exaltado o modelo económico chinês e todos os seus investimentos, tanto a nível nacional como internacional. Além disso, tem sido notório o facto de as atenções, por parte dos investidores a nível mundial, se voltaram novamente para África, tornando este tema não só do interesse das relações sino-africanas mas também do mundo, quer do ponto de vista da política como da economia internacionais. Diversos autores (detalhados neste trabalho) tentam desvendar a razão do investimento chinês em África e muitos sugerem várias teorias como a necessidade de obter recursos naturais como o carvão, ferro, minérios e o tão vital «ouro negro» – o petróleo. Outros referem meramente o factor económico, como a vastidão do mercado africano. Outros ainda apontam para a necessidade de obtenção de produtos agrícolas de modo a poder assegurar a alimentação do povo chinês. Para este estudo usou-se o modelo econométrico GMM sobre 48 países africanos, no período entre o ano de 2003 e 2008.”
O AUTOR:
“MAURO SANTOS nasceu em Portugal – mais concretamente em Braga, em 1986. Filho de mãe Angolana e de pai Português, foi criado e completou os primeiros ciclos de estudos em Angola, local onde reside. Entretanto, fez a sua formação superior em Portugal: a começar pela licenciatura em Relações Internacionais, na Universidade do Minho, a que se seguiu um primeiro mestrado em Economia de Mercados e Políticas Públicas e um segundo em Economia Monetária e Financeira, no ISCTE, em Lisboa. Actualmente trabalha no sector bancário em Angola. Esta obra baseia-se na sua tese que retrata o seu interesse por dois mundos diferentes: Angola e China, e as suas relações comerciais e diplomáticas, tendo depois alargado o seu campo de pesquisa a África em geral (48 países).”
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.