Portugal & Ultramar - A obra incide sobre as fontes históricas chinesas relativas à presença portuguesa em Macau, as origens e as relações seculares entre os chineses e portugueses
‘ESTUDOS SOBRE A INSTALAÇÃO DOS PORTUGUESES EM MACAU’
De Fok Kai Cheong
Nota de apresentação de Jorge Manuel Flores
Revisão e tradução de Isabel Flores
Edição Gradiva
Lisboa 1996
Livro com 118 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“A edição portuguesa de uma colectânea de estudos de Fok Kai Cheong reveste-se de uma importância singular. Trata-se de revelação em Portugal de um nome que é absolutamente central no quadro da história de Macau e das relações sino-portuguesas. A relevância dos trabalhos de Fok deriva, antes de mais, da utilização sistemática de fontes chinesas.
Os estudos mostram, em primeiro lugar, como a presença portuguesa no litoral chinês é motivo de vigilância e preocupação desde o início. Na província de Guangdong, primeiro, em Pequim, depois, os recém chegados serão judiciosamente avaliados e ‘classificados’. Impressões nem sempre lisonjeiras, violentas por vezes. Todavia, constituindo os olhares sobre o outro uma das mais fecundas vias de investigação no quadro da história cultural da expansão portuguesa, não deixa de ser interessante inverter o espelho e contemplar as imagens chinesas dos Portugueses.
O presente volume não deixará, por isso, de causar alguma estranheza em Portugal. Estranheza por se ficar a saber que os Portugueses eram também eles piratas e que os circuitos chineses de decisão política havia quem visse Macau como uma ‘úlcera do Sul’, um corpo estranho a eliminar antes que rebentasse. Estranheza por se constatar que os Portugueses não se bateram nesse anos pela soberania (não o fariam antes de finais do século XVIII), procurando afirmar apenas a autonomia política e administrativa de Macau e, consequentemente, evitar a assimilação que o confucionismo preconizava para os ‘bárbaros’. Fok demonstra como não se deve falar de ofertas, mas sim de compromissos. É esse o significado da ‘fórmula Macau’, Express que o autor utiliza abundantemente ao longo das páginas deste livro.“
Museu Marítimo de Macau
O Autor:
“FOK KAI CHEONG é actualmente professor na Universidade de Macau, presidente do Conselho da Fundação Sino-Latina de Macau, consultor honorário do ‘Hong Kong Council Museum’ e consultor do Museu de Macau.
Académico especializado na história das relações Oriente Ocidente, é membro sénior do Conselho Consultivo das Antiguidades (H. K.), conselheiro honorário do Museu de História de Hong Kong e professor do Departamento de História da Universidade de Hong Kong. Os seus trabalhos de investigação incidem actualmente no papel desempenhado por Macau e Hong Kong na história moderna da China. É autor de várias monografias e de muitos artigos subordinados, nomeadamente, àquele tema.“
Do ÍNDICE:
NOTA DE APRESENTAÇÃO
De Jorge Manuel Flores
Primeiras imagens dos Portugueses no período Ming
O cenário: o problema wo-K’ou e o problema português
- A criação de uma fórmula
O debate Ming sobre a fixação dos portugueses e o aparecimento da ‘fórmula Macau’
- A colónia portuguesa e as primeiras reações chinesas
- Em busca de métodos de controle
- A elaboração de uma fórmula
Controle burocrático e medidas militares Ming e Ch’ing na área de Macau
- Os métodos Minh
- Improvisações da época Ch’ing
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.