Portugal & Timor - O autor, jornalista de rádio e televisão, dedicou imensos trabalhos à situação timorense, particularmente nos anos de agonia da invasão do território, em finais da década de noventa do século passado
‘PERCURSOS’
De João Gabriel
Edição NOTÍCIAS Editorial
Lisboa 1999
Livro de capas duras, com
De muito difícil localização.
RARO.
Da contracapa:
“A história do mundo vai-se escrevendo num turbilhão continuo. Alguns tiveram o privilégio de assistir a muitos dos episódios que marcaram a última década da vida no planeta.
Este livro é precisamente um diário dos percursos de um jornalista que retratou fragmentos dessas muitas histórias. Aqui convivem lugares e sentimentos de todos aqueles que se deixaram apanhar pela objectiva de um fotógrafo amador que foi, em seu tempo, um contador de histórias e fez disso, com gosto, o seu modo de vida.
João Gabriel nasceu para o jornalismo na TSF, ganhando o reconhecimento de todos pela dedicação e profissionalismo que pôs em cada um dos trabalhos que assinou.
Os vários prémios que ganhou - em rádio e televisão - são disso o melhor testemunho.“
O AUTOR:
“JOÃO GABRIEL nasceu em Outubro de 1965.
Frequentou a Faculdade de Direito de Lisboa, não chegando, porém, a completar o curso.
Com o surgimento da TSF, deixa-se seduzir pelo jornalismo e é na telefonia sem fios, fundada por Emídio Rangel, que iria viver alguns dos momentos mais marcantes da sua vida profissional.
Foi o primeiro jornalista ocidental a entrar, de forma clandestina, em Timor-Leste, depois do massacre de Santa Cruz, em 1991.
Foi um dos primeiros repórteres a envolver-se na guerra das Balcãs, onde andou à aventura nos vários centros da crise testemunhando o princípio do fim da velha Jugoslávia de Tito.
Ganhou, em 1992, o prémio Gazeta de Jornalismo, com um trabalho inédito sobre a guerrilha peruana, Sendero Luminoso, e os dias agitados de um país mergulhado na ditadura constitucional de Fujimori.
Viveu os primeiros anos da SIC, onde assina mais uma reportagem premiada: ‘As superstições no futebol’. Produz na TVI, em 1994, oito biografias políticas, entre as quais merece destaque o documentário dedicado a Álvaro Cunhal.
Em 1995, abandona o jornalismo para participar na primeira campanha eleitoral de Jorge Sampaio para a Presidência da República. O convite para continuar a colaborar com Sampaio como seu assessor de imprensa surge após a vitória. Foram 10 anos na primeira linha da vida política portuguesa.”
Do ÍNDICE:
Memórias da Telefonia
Aventuras de um repórter
- Por David Borges
XANANA
TIMOR
JACARTA
JUGOSLÁVIA
LIMA
PARIS - CABO
CUBA
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.