terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Portugal & Ultramar - ‘O FIM DO ESTADO PORTUGUÊS DA ÍNDIA’, de Francisco Cabral Couto - Lisboa 2006 - RARO;




Portugal & Ultramar - O relato do fim da presença portuguesa no subcontinente indiano após invasão do Estado Português da Índia (Goa, Damão e Diu) a 18 de Dezembro de 1961, por um exército muito superior em soldados e meios e a consequente rendição da guarnição lusa, chefiada por Vassalo e Silva 


‘O FIM DO ESTADO PORTUGUÊS DA ÍNDIA’ 
De Francisco Cabral Couto 
Edição Tribuna 
Lisboa 2006 


Livro de capas duras, com 136 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
RARO. 


SINOPSE: 
“Em 18 de Dezembro de 1961, a União Indiana invadiu os territórios portugueses de Goa, Damão e Diu - o multi-secular Estado Português da India. A resposta das forças militares portuguesas - reduzidas, nos meses que antecederam a invasão, ao mínimo e com equipamento obsoleto, tendo Angola mobilizado o essencial dos recursos militares desde o começo da rebelião iniciada em Março de 1961- não foi, por isso mesmo, aquela que o Governo desejava para poder mobilizar o apoio diplomático internacional que pensava conseguir. 

Nesta obra, o general Francisco Cabral Couto, comandante de uma companhia de infantaria aquartelada no sul de Goa, dá testemunho da sua experiência pessoal e descreve detalhadamente as operações militares no decorrer da invasão. Analisa a política seguida pelo Governo português, dirigido por Salazar, em relação à Índia, assim como os planos militares que as directivas políticas deram origem. Mostra como o poder político de então não fez acompanhar com os meios necessários as ordens que deu: ‘o sacrifício total’ após ‘ao menos oito dias de luta’.”


O AUTOR: 
“FRANCISCO CABRAL COUTO
Nasceu em Vila Real, em 4.12.1934. Frequentou os estudos primários e secundários na sua cidade natal. Em 1951 ingressou na Academia Militar que concluiu em 1995. Fez o curso geral e complementar de Estado Maior e o Curso Superior de Comando e Direcção. Também possui o curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional.
 
Actualmente encontra se na situação de reforma como general do Exército. Na sua carreira profissional desempenhou as seguintes tarefas: Após ter prestado serviço, como subalterno, nos RI de Vila Real e de Leiria, foi: Instrutor da Academia Militar; Comandante de C. Caç. no Estado da Índia, onde ficou prisioneiro de guerra; Comandante de uma Div. da PSP no Porto; Comandante de C. Caç. na Guiné; Docente no Instituto de Altos Estudos Militares; Chefe da 4ª Rep. da Região Militar de Angola; Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional; Comandante do Bcaç. de Portalegre; Chefe da Rep. de Operações do Estado Maior do Exército; Chefe do Estado Maior da Região Militar de Lisboa; Director do Serviço de Justiça; Comandante da V Brigada Mista Independente, em Santa Margarida; Director da Arma de Infantaria; Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana; Director do Instituto de Altos Estudos Militares; InspectorGeral do Exército; Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil (já na situação de reserva).
 
Condecorações: Grã Cruz da Ordem Militar de Aviz; Comendador da Ordem Militar de Aviz; Grande Oficial da Ordem Militar de Aviz; 1 Medalha de Ouro de Serviços Distintos; 4 Medalhas de Prata de Serviços Distintos, das quais duas com palma (em campanha); Medalhas de Mérito Militar de la e 2 ª classes; Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar; Medalha de Ouro de Serviços Distintos da Segurança Pública; Grã Cruz de Mérito Militar (de Espanha); Grã Cruz de Mérito militar (de Itália); Medalhas Comemorativas das Campanhas do Ultramar (India, Guiné e Angola).”


Preço: 77,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.