terça-feira, 24 de janeiro de 2023

África & Política Internacional - ‘UM CAMINHO DO SOCIALISMO’, de Leopold Sedar Senghor - Rio de Janeiro 1965 - MUITO RARO;






África & Política Internacional - Uma obra do Presidente Poeta do Senegal, que se revelou um dos líderes africanos mais bem preparados, culto e tolerante do continente 


‘UM CAMINHO DO SOCIALISMO’ 
De Leopold Sedar Senghor (1906-2001) 
Tradução e Notas de Vicente Barreto
Edição Distribuidora Record 
Rio de Janeiro 1965 


Livro com 116 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO. 


SINOPSE: 
“Síntese humanista das potencialidades das jovens nações africanas na sua marcha para a liberdade, a independência e a civilização.“ 


Da badana: 
“ ‘O Socialismo é um Humanismo’, diz Lèopold Senghor, poeta, estadista e autor deste livro. Com essa afirmação, já está ele bem longe do obstinado século XIX e lançado desde logo, com a sua África imensa e em gestação, no caminho por onde os que são de coração e espírito abertos podem divisar o século XXI.

Partindo de Marx, mas libertado do marxismo, numa emancipação que é de maior urgência para todos os socialismos a bem da história e da civilização, Senghor adota como credo político uma ‘simbiose dinâmica’ de valores humanos. É esse para ele um caminho do socialismo, sem chegar ao excesso, que decerto não faria hesitar os marxistas puros, de considerá-lo único. 

Mas é sem dúvida um caminho curto para o socialismo do homem africano na síntese que preconiza da cultura europeia que veio com o colonialismo - mal histórico necessário - e da cultura autóctone dos povos negros, com os seus valores políticos, étnicos, religiosos, intelectuais e sentimentais postos em evidência pela liberdade e pela independência. 

É irretorquível a lógica dessa concepção, é insubstituível e balizamento desse caminho? Senghor convence-nos disso com a lucidez do seu pensamento, a coerência da sua exposição, a sinceridade das suas afirmações. 

De qualquer modo, o seu livro, constante de uma comunicação feita ao congresso constituinte do Partido da Federação Africana e de uma conferência proferida no primeiro seminário da juventude do mesmo partido, tem absoluta validade como documento de elucidação do nosso tempo e como um fator de contato com esse mundo africano novo, fremente, desigual, que surge, cheio de esperança e perigos, de promessas e inquietações, no cenário da civilização e que representará um papel histórico cada vez mais importante nos anos que vai atravessar a humanidade. 

O livro é tanto mais valioso para o público brasileiro em face do interesse que nos liga às nações nascentes de África, por afinidades geográficas, culturais, económicas e, em certa medida, étnicas. Há muitos problemas comuns, muitos interesses comuns e é comum esse olhar indagador voltado para o futuro, de que o livro de Léopold Senghor nos dá uma imagem tão vigorosa e tão completa.“ 



Do ÍNDICE: 


PRÓLOGO 
Dacar, 31 de Dezembro de 1960 

Primeira Parte 
NACIONALIDADE 
- Doutrina e Programa do Partido 
A VONTADE DE SER NAÇÃO 
- Nação, Pátria, Estado 
- A Federação 
- A Comunidade 

Segunda Parte 
REALIZAR-SE COMO NAÇÃO 
- O Socialismo é um humanismo 
- O Socialismo é um método 
- Por um caminho africano do socialismo 
- A necessidade de um tríplice inventário 
- Por uma democracia federal, porém forte 
- Por uma planificação nacional dinâmica 
Conclusão 
O CAMINHO AFRICANO DO SOCIALISMO 
- Um pré-requisito: independência cultural 
- Por um humanismo africano-ocidental ou negro-berbere 
- Por uma forte democracia federal 
- Por uma sociedade comunitária 
Conclusão 

Bibliografia 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.