sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

África & Angola - ‘MISSÕES EM CONFLITO (1959-1976) - Havana, Washington, África’, de Piero Gleijeses - Luanda 2022 - Muito Raro;




África & Angola - Uma profunda e minuciosa análise da presença, influência e empenho militar de Cuba nas revoluções africanas e combate dos movimentos guerrilheiros marxistas pelas independências dos seus países das potências europeias colonizadoras 


‘MISSÕES EM CONFLITO (1959-1976) - Havana, Washington, África’ 
De Piero Gleijeses 
Edição MAYAMBA 
Luanda 2022 


Livro com 734 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


SINOPSE: 
“O livro ‘MISSÕES EM CONFLITO (1959-1976), Havana, Washington, África’, da autoria do professor da Universidade John Hopkins, em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos da América, o italiano Piero Gleijeses, é um óptimo livro, que cobre o relacionamento de Cuba com os países africanos, nomeadamente com o MPLA desde o início de 1965, em termos de formação e treinamento da guerrilha na 2.ª Região Político Militar (Cabinda), e que nos ajuda a compreender que a intervenção dos cubanos em 1975, não foi fruto do acaso nem tão pouco da subordinação à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).  

O objectivo do livro é analisar a prática política do governo cubano, nomeadamente dos seus líderes, principalmente Fidel Castro e Che Guevara em relação a Africa, e particularmente em relação a Angola, que por razões circunstanciais acabou por se tornar no centro da guerra fria, nos anos de 1975, quando ao invés da independência de Angola, negociada pelos três movimentos de libertação nacional de Angola (FNLA, MPLA e UNITA) com Portugal no início de 1975, e que fruto da rivalidade entre esses movimentos e da sua aliança às grandes potências, acabou por se transformar no epicentro da guerra fria durante os anos 70 e 80, até ao colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

Resta referir que este livro, cujo original em língua inglesa foi publicado em 2012, foi publicado em Angola em 2022 pela Mayamba Editores, resulta de uma pesquiza aturada por parte do seu autor, que consultou os arquivos do governo cubano à medida que eles foram sendo disponibilizados, embora sob a supervisão de Jorge Risquet, um dos dirigentes mais conhecidos do governo cubano, os arquivos de diversas instituições envolvidas nas decisões do governo americano, uma vez que a maior parte da literatura e dos relatórios do governo americano sobre o envolvimento de Angola na guerra fria já estavam disponíveis para consulta pelos interessados, os arquivos dos países ocidentais, nomeadamente da Alemanha Ocidental, da Alemanha Oriental, da Grã-Bretanha, da Bélgica, da França, bem como entrevistou os líderes dos países envolvidos na libertação africana incluindo a Argélia, o Egipto, Marrocos, Tanzania, o Congo Leopoldville (República Democrática do Congo), Congo Brazzaville (hoje República do Congo),  etc, bem como os líderes dos movimentos de libertação envolvidos nas relações com Cuba, como o Movimento Popular de Libertação de Angola, os movimentos rebeldes do Congo Leopoldville nos anos 60, nomeadamente dos Simba, do Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC). 

A investigação levada a cabo para escrever este livro foi enciclopédica, e levou vários anos (o autor revela que foram 6 anos), sem contar com os anos em que se segue a política de um país tão secretivo, que ainda por cima tem uma acção tão interventiva como é o caso da República de Cuba.    

A discussão sobre qual foi a primeira superpotência a intervir em Angola, se a URSS através de Cuba, ou se os Estados Unidos da América através do exército do Zaire (antigo Congo Leopoldville e actual RDC) ou da South Africa Defense Forces (SADF), exército da África do Sul fica esclarecida neste livro.” 


Da Badana: 
“Em 1945, praticamente toda a África estava dividida pelos europeus: França e Inglaterra detinham as maiores parcelas; a minúscula Bélgica dominava a imensa colónia do Zaire; Portugal era o senhor de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e várias pequenas ilhas; Espanha conservava alguns poucos fragmentos; e o destino das antigas colónias italianas estava ainda por decidir. O continente era um refúgio, um pátio seguro das potências ocidentais. Não existia ameaça soviética, nem subversão comunista, nem ameaça às regras do homem branco. Mas esta ‘paz’ era apenas aparente. ‘MISSÕES EM CONFLITO’ é um relato vibrante da política e da acção de Cuba em África entre 1959 e 1976 e, paralelamente, do confronto cada vez mais aberto com a política dos Estados Unidos (EUA) em relação ao continente africano. O ‘Journal of Cold War Studies’ classificou este livro como ‘o melhor estudo sobre as operações cubanas neste continente durante a Guerra Fria’.”


Do PREFÁCIO 
“Finalmente, vinte anos depois da sua publicação em língua inglesa nos Estados Unidos da América, surge esta versão em português do livro ‘CONFLICTING MISSIONS - Havana, Washington and Africa 1956-1976’, um trabalho do professor da Universidade John Hopkins (EUA) sobre a presença cubana em África e, mais particularmente, sobre o papel importante e por vezes preponderante que aquela presença teve em regiões onde ocorreram estas missões em conflito. O autor, o professor italo-americano Piero Gleijeses, nascido em meados dos anos 40 em Veneza (Itália), dedicou cerca de uma década de investigação e redação até à publicação da primeira edição de ‘CONFLICTING MISSIONS’ em 2002. Outras versões foram publicadas, nomeadamente em espanhol em Cuba, em inglês na África do Sul e, ultimamente, em francês em França. Felizmente, pela teimosia do editor Arlindo Isabel, temos agora em Angola, através da Mayamba Editora, a primeira versão em língua portuguesa deste profundo trabalho (se excluirmos uma edição portuguesa de 2004 que não chegou a circular). Missões em Conflito, com mais de 700 páginas, apresenta-nos o papel da política externa cubana no continente africano, incidindo na Argélia, nos dois Congos, na Guiné-Bissau e mais particularmente em Angola. Cinco dos dezassete capítulos do livro estão relacionados com Angola, desde as relações aprofundadas em 1965 com a visita de Che Guevara a Brazzaville até à retirada das forças sul-africanas de Angola, em 1976. Gleijeses analisou jornais de mais de três dezenas de países, entrevistou centenas de protagonistas, desde políticos, técnicos, militares, de oficiais a soldados rasos, e vasculhou arquivos de mais de meia dezena de países. Destes, destacam-se os arquivos do exército sul-africano, levando-o a ter de estudar o Afrikaans, língua geralmente usada nos documentos daquele exército, mas destacam-se sobretudo os arquivos cubanos, particularmente do Partido Comunista de Cuba (PCC), sendo o primeiro investigador estrangeiro a ter tido acesso a documentos confidenciais, com o apoio e ‘supervisão’ de Jorge Risquet, o velho dirigente cubano que andou por África e particularmente em Angola, nas décadas de 60 e 70. Actualmente, uma grande parte dos documentos referenciados por Gleijeses pode ser consultada na internet, nos arquivos do Centro Internacional Woodrow Wilson (digitalarchive.wilsoncenter.org).”
 Paulo Lara 


O AUTOR: 
“Piero Gleijeses nasceu em Veneza, Itália, em 1944. Professor de Política Exterior na Escola Paul H. Nitze de Estudos Internacionais Avançados da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, é PhD em Relações Internacionais e conhecido pelos seus estudos académicos acerca da política exterior cubana na era de Fidel Castro, os quais lhe valeram uma bolsa Guggenheim em 2005. 
Tem ainda publicado diversos trabalhos sobre a intervenção dos Estados Unidos na América Latina. 
A sua obra está editada em diversos países, chegando agora a Angola. Missões em Conflito recebeu o prestigiado ‘Ferrel Prize da Society of Historians of American Foreign Relations’ em 2003.” 



Do ÍNDICE : 

Agradecimentos 
Notas sobre as citações 
Abreviaturas 
PREFÁCIO 
PRÓLOGO 

Capítulo 1 
CUBA DE CASTRO, 1959-1964 

Capítulo 2 
O PRIMEIRO EMPREENDIMENTO DE CUBA EM ÁFRICA: AR 

Capítulo 3 
FUJAM! OS GIGANTES BRANCOS VÊM AÍ! 

Capítulo 4 
FIDEL CASTRO VIRA-SE PARA A ÁFRICA CENTRAL 

Capítulo 5 
CHE GUEVARA NO ZAIRE 

Capítulo 6 
OPERAÇÃO SECRETA BEM-SUCEDIDA 

Capítulo 7 
VITÓRIA AMERICANA 

Capítulo 8 
OS CUBANOS NO CONGO 

Capítulo 9 
GUERRILHAS NA GUINÉ-BISSAU 

Capítulo 19 
CUBA DE FIDEL CASTRO, 1965-1975 

Capítulo 11 
O COLAPSO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS 

Capítulo 12 
O ADENSAR DA TEMPESTADE: ANGOLA, JANEIRO-OUTUBRO DE 1975 

Capítulo 13 
OS AMIGOS DA ÁFRICA DO SUL 

Capítulo 14 
PRETÓRIA ENCONTRA-SE COM HAVANA 

Capítulo 15 
A VITÓRIA CUBANA 

Capítulo 16 
REPERCUSSÕES

Capítulo 17 
OLHANDO PARA TRÁS 

APÊNDICE 
NOTAS 
Bibliografia 
Índice remissivo 


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.