quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Portugal & PREC - ‘JOSÉ JORGE - ASSASSINADO PELA PSP E PELO FASCISMO’ - Panfleto político da UJCR - Lisboa 1978 - MUITO RARO;





 







Portugal & PREC - Um documento original e histórico, ainda sobre os acontecimentos envolvendo forças políticas antagónicas nos resquícios do período conturbado conhecido por Processo Revolucionário Em Curso que decorreu no seu expoente máximo em 1974/75…


‘JOSÉ JORGE - ASSASSINADO PELA PSP E PELO FASCISMO’ 
Panfleto político da UJCR - Juventude da UDP 
Lisboa 1978 


Exemplar em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


MANIFESTAÇÃO DO 10 DE JUNHO DE 1980 - Dia de Camões 
Os incidentes decorreram entre a Rua do Loreto e o Largo Camões, em Lisboa, entre as 14,30h e as 15,30h, envolvendo uma manifestação convocada pelo Movimento Nacionalista (conotado com a direita) que pretendia depositar uma coroa de flores no monumento a Camões e efectuar alocuções alusivas à data e uma contramanifestação da UDP e da sua organização juvenil UJCR (conotados com a extrema esquerda Marista).

Ao envolvimento entre ambos os grupos, a PSP e o corpo de intervenção presentes tentaram por termo às confrontações e aos disparos de armas de fogo (cuja origem e autoria se desconhecia) e em consequência terá havido um morto, José Jorge dos Santos Morais, ao ser atingido pelos disparos da polícia e ainda mais dois feridos, Jorge Falcato e Diná de Jesus Rodrigues. Na imprensa da altura foi anunciado ter havido 5 feridos, sem contudo haver a divulgação da respectiva identidade.

Da investigação efectuada pela PJ, resultou um processo e o respectivo julgamento, tendo como réu um agente da PSP, que terá sido identificado como o autor dos disparos de G3 que causaram as referidas consequências. No final do processo, o agente foi absolvido. 


Do comunicado da UJCR: 
“JOSÉ JORGE ASSASSINADO PELA PSP E PELO FASCISMO 

Morreu o estudante de Medicina José Jorge dos Santos Morais de 18 anos de idade, membro da UJCR e activista da UDP, assassinado pela polícia quando protestava  contra a realização de uma manifestação fascista comemorativa do 10 de Junho.

No Largo de Camões em Lisboa, onde cerca de duzentos nazis procuravam comemorar o 10 de Junho… (…) 

Os fascistas, entre os quais se encontravam pides armados… (…) vão pedir ajuda à polícia que provocatoriamente  proteja os nazis e ataca com tiros de G-3, perseguindo grupos de populares.

É nessa altura que é atingido mortalmente o nosso camarada José Jorge e ferido com gravidade Jorge Falcato Simões, professor e membro da UDP. 

No final, os fascistas manifestara-se até aos restauradores fazendo a saudação nazi, sempre protegidos pela polícia. 

(…) 

TODOS AO FUNERAL DO CAMARADA JOSÉ JORGE ! 
JOSÉ JORGE ASSASSINADO PELA PSP E PELO FASCISMO ! 
JOSÉ JORGE SERÁ VINGADO, O FASCISMO NÃO PASSARÁ ! 
PUNIÇÃO EXEMPLAR DOS ASSASSINOS DE JOSÉ JORGE ! 
DISSOLUÇÃO IMEDITA DOS BANDOS NAZIS ! 

Lisboa, 10 de Junho de 1978
O Secretariado do Conselho Nacional 
da União da Juventude Comunista Revolucionária


Preço: 52,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.