quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Angola- História e BD - 3 ÁLBUNS SOBRE A VIDA DE AGOSTINHO NETO, de Osvaldo Medina - Luanda 2015/16/17 - Muito Raro;




Angola- História e BD - O percurso de vida de Agostinho Neto, o líder do MPLA, e os acontecimentos em torno da luta dos angolanos pela independência e a retirada da administração colonial portuguesa em Banda Desenhada inédita 



3 ÁLBUNS EM BANDA DESENHADA SOBRE A VIDA DE AGOSTINHO NETO
De Osvaldo Medina 
1. - ‘AGOSTINHO NETO - DE CABEÇA LEVANTADA’ - (1922 - 1961) 
2. - ‘AGOSTINHO NETO - TODOS PARA O INTERIOR’ - (1962 - 1971) 
3. - ‘AGOSTINHO NETO - A VITÓRIA É CERTA’ - (1972 - 1975) 


O AUTOR: 
“OSVALDO MEDINA
Nasce a 11 de Novembro de 1973 em Luanda e aterra em Portugal no verão de 1975. Vive desde esse momento em Lisboa. Desde cedo começa a desenhar intensamente em qualquer lugar, da mesa do restaurante à sala de aula. 

Começa a trabalhar em 1997 na produtora Anima-Nostra começando a animar diversas curtas metragens de animação. Em 2009 lança a sua primeira banda desenhada ‘A Fórmula da Felicidade’, escrita por Nuno Duarte. 

Entre 2012 e 2013 integra a equipa dos estúdios Bang Bang responsável pela série ‘Nutriventures’ aonde faz storyboard e concept-art. Em 2013 ganha no Festival Amadora BD o prémio ‘Melhor Desenho’ com o livro ‘SUPER PIG: ROLETA NIPÓNICA’, escrito por Mário Freitas. Neste momento é responsável pelo storyboard da série ‘As aventuras do Lucas’. 

Em 2015 desenha o primeiro volume da Banda Desenhada ‘AGOSTINHO NETO - DE CABEÇA LEVANTADA (1922-1961)’, para a Fundação Dr. António Agostinho Neto.“


Da Abertura: 
“Há muito exigida a história ilustrada sobre António Agostinho Neto, a fundação colocou mãos à obra para produzir um trabalho cuidado que proporcione o prazer da leitura e do desenho.

Creio que a biografia de Agostinho Neto dada ao público em banda desenhada é uma forma criativa de dar a conhecer a história da Pátria e do seu libertador. 

Os desenhos, leves e graciosos, enquadram bem o texto histórico, sem enfado, levando-nos a querer saber mais e mais sobre o nosso passado recente. 

A arte dos desenhos prima pelo rigor histórico e está baseada na pesquisa de documentos e fotografias verídicos. A ficção é utilizada quando não se obteve retratos de certas personalidades e imagens de alguns eventos. 

Para continuar a contar a nossa história e trazer os valentes, de novo à luz do dia para que nos inspire o seu exemplo e nos dê forças para prosseguir o sonho iniciado de transformar esta bela Pátria angolana no florescer de ideias, de sentimentos, de harmonias para que a nós, ao nosso continente, ao nosso planeta, venha a paz.“ 
Eugénia Neto 
Presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto 








1. - ‘AGOSTINHO NETO - DE CABEÇA LEVANTADA’ - (1922 - 1961) 
Ilustrações de Osvaldo Medina 
Texto de São Vicente 
Pesquisa e coordenação de Irene Alexandra Neto 
Edição Fundação Dr. António Agostinho Neto 
Luanda 2015 


Livro com 82 páginas, totalmente ilustrado, e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro. 


SINOPSE: 
O nascimento de Agostinho Neto em Caxicane, Catete, Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922, de uma família de 9 irmãos, fez os estudos primários em Angola e em Luanda o secundário e iniciou os estudos de Medicina em Coimbra, concluindo a licenciatura em Lisboa. Casou com Maria Eugénia em 1958 e o seu primeiro filho nasceu um ano depois. De 1947 a 1960 viveu em Portugal, tendo entretanto regressado a Luanda onde exerceu a medicina. Em 1960 foi detido pela PIDE e desterrado para Cabo Verde onde viria a ser nomeado Delegado de Saúde da Vila de Maria Pia. Em Setembro de 1961 voltou a ser preso e transferido para Lisboa, directamente para a prisão do Aljube, onde conhece alguns dos membros fundadores da FUA (Frente de Unidade Angolana), entre os quais Fernando Falcão. Foi libertado em 24.03.1962. 
 







2. - ‘AGOSTINHO NETO - TODOS PARA O INTERIOR’ - (1962 - 1971) 
Ilustrações de Osvaldo Medina 
Texto de São Vicente 
Pesquisa e coordenação de Irene Alexandra Neto 
Edição Fundação Dr. António Agostinho Neto 
Luanda 2016 


Livro com 82 páginas, totalmente ilustrado, e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro. 


SINOPSE: 
Enquanto a guerra prossegue em Angola, com os nacionalistas divididos pela UPA/FNLA de Holden Roberto e o MPLA liderado por Mário Pinto de Andrade, as divergências entre os dois movimentos guerrilheiros eram frequentes e públicas, surgem as primeiras divergências com Viriato da Cruz, acabando  a ser destituído de secretário geral. A 30 de Junho de 1962, Neto consegue fugir de Portugal, com a família, numa operação preparada pelo PCP. Agostinho Neto, acompanhado de Mário Pinto de Andrade visita o primeiro contingente do EPLA (antecessora das FAPLA) em Agosto de 1962 e a partir de Dezembro com a eleição do novo Comité Director, passa a dirigir o movimento. Em meados de 1963, o grupo de Viriato da Cruz que não aceitava a liderança de Neto, foi expulso do MPLA. Savimbi abandona o GRAE e a FNLA e funda a UNITA no Mungai, em Março de 1966. Antes estabeleceu contactos para aderir ao MPLA. Em 1965 surgem os primeiros contactos do MPLA com os cubanos, através de Che Guevara. Em Abril de 1968, o MPLA transfere a sua sede de Brazzaville para Dar-es-Salam. Hoji ya Henda (José Mendes de Carvalho) morre em combate contra o exército português, no ataque ao quartel de Caripande. Em Dezembro de 1969, surgem as primeiras divergências do grupo de Daniel Chipenda, a designada Revolta do Leste. Em 1971 Agostinho Neto desdobra-se em inúmeros contactos diplomáticos: visita Onofre Palme na Suécia, diversos países europeus, China, Roménia, Correia do Norte, URSS, RDA, Sudão, Egipto, etc. 









3. - ‘AGOSTINHO NETO - A VITÓRIA É CERTA’ - (1972 - 1975) 
Ilustrações de Osvaldo Medina 
Texto de São Vicente 
Pesquisa e coordenação de Irene Alexandra Neto 
Edição Fundação Dr. António Agostinho Neto 
Luanda 2017 


Livro com 82 páginas, totalmente ilustrado, e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro. 


SINOPSE: 
Em Maio e Junho de 1972, o MPLA e a FNLA realizam diversos encontros visando a unidade dos movimentos nacionalistas angolanos, sendo as delegações chefiadas respectivamente por Agostinho Neto e Holden Roberto, uma iniciativa que contava como impulsionadores, Marien Ngouabi e Mobutu Sese Seko, presidentes do Congo e do Zaire. Apesar do acordo assinado, a unidade fracassaria poucos meses depois, e o MPLA recebia armamento da URSS desembarcado no porto de Ponta Negra, no Congo. A par com a perseguição que a FNLA passou a fazer aos grupos guerrilheiros do MPLA, no interior do movimento as divergências foram surgindo, havendo até tentativas de assassinato de Agostinho Neto e a Revolta de Leste de Daniel Chipenda agudizou-se. Com o derrube do regime do Estado Novo de Marcello Caetano, a 25 de Abril de 1974, o MPLA e a FNLA prosseguiram a guerra contra o exército português. O MPLA, liderado por Neto, assinou o cessar-fogo com Portugal, a 22.10.1974, em Lunhameje. A UNITA já o fizera em 15.06.1974. A 12 de Agosto de 1974, o MPLA reúne o seu congresso, na Zâmbia, divido em três facções: o grupo da Direcção de Agostinho Neto, a Revolta activa (Mário Pinto de Andrade, Gentil Viana e Adolfo Maria) e a Revolta do Leste, dos guerrilheiros liderados por Daniel Chipenda. O CC seria composto por 16 membros afectos a Neto, 13 da Revolta do Leste e 10 da Revolta Activa. O Gabinete Político seria constituído por 3 membros de cada tendência. As decisões foram confusas e nunca implementadas. Em Janeiro de 1975, foi assinado o Acordo do Alvor, entre a FNLA, MPLA, UNITA e Portugal, sendo marcada a data para a independência a 11 de Novembro de 1975. Agostinho Neto tomou posse nessa data como primeiro Presidente da República e um governo do MPLA, após uma violenta guerra civil entre os três movimentos, que prosseguiu contra a UNITA até 1992. 


Preço: 200,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.