Angola - Da Guerra Colonial à Descolonização - Tendo como cenário a independência desta antiga província ultramarina portuguesa a 11 de Novembro de 1975, a história de duas décadas e meia de um militar português esquecido pelo exército que deambulou perdido em África
‘ADEUS ÁFRICA - A história do soldado esquecido’
De João Céu e Silva
Edição Guerra & Paz
Lisboa 2015
Livro com 320 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
Da contracapa:
“De1961 a 1986, uma história de amor e guerra que atravessa os vários cenários do conflito colonial e regressa a Portugal com Afonso, o soldado esquecido. Sangue, paixão visceral e o retrato de um tempo que parece estar já longe demais. Um romance de fôlego.
- Dez de Novembro de 1975: ao cair da noite, as últimas autoridades militares portuguesas abandonam Angola no paquete ‘NIASSA’. Horas antes da independência. O atirador especial Afonso está nas praias de Porto Amboim a vigiar a chegada de centenas de cubanos e não embarca no navio português que deixa para trás uma presença de quase cinco séculos. Afonso sobreviverá à guerra civil escondido durante onze anos, até ser capturado e repatriado. O psiquiatra que o acompanha no regresso a Lisboa quer saber tudo o que lhe aconteceu durante as sucessivas comissões nos três cenários da Guerra Colonial e não vai descansar enquanto não desvendar a história por detrás do soldado esquecido.
Recorrendo a testemunhos de cinco amigos e a consultas com o atirador especial para compreender o passado de quem se vai confrontar no regresso com um país tão distante do Império colonial como é o Portugal de 1986. ‘ADEUS ÁFRICA - A história do soldado esquecido’ refaz o mundo brutal dos jovens que foram combater sem saber o que lhes estava reservado - guerras em que matar inocentes e morrer em emboscadas eram situações triviais. Pelo meio, a história de amor a uma mulher que divide dois irmãos, um encontro com Che Guevara, um affaire com a jornalista francesa que encantou Salazar e muitas outras peripécias, numa narrativa baseada em factos e testemunhos reais.“
Da badana:
“Este romance segue a cronologia dos acontecimentos da Guerra Colonial. Senso ficção, foi muito influenciado pela recolha feita de norte a sul de vários depoimentos de ex-combatentes que estiveram nos três cenários de guerra em várias funções. Testemunhos cotejados numa ampla consulta de investigações, teses, artigos, verbetes e textos digitais de vários autores nacionais, africanos e académicos estrangeiros; comparados com a leitura de textos da época para confirmar situações e recriar o ambiente vivido no Ultramar de forma mais fiel possível, bem como a leitura de inúmeros relatos pessoais e colectivos que povoam os sites na internet com memórias de ex-combatentes e de ex-colonos que estiveram em África nos tempos em que se situa este livro. Histórias de muita saudade e, estranhamente, de pouca guerra, mas que contextualizam o subconsciente pessoal, político e histórico tanto da paz como da violência que perto de um milhão de militares viveu e provocou nas províncias ultramarinas. De invenção nada há neste livro a não ser a cena final.“
O AUTOR:
“JOÃO CÉU E SILVA nasceu em Alpiarça, em 1959, e viveu no Rio de Janeiro, onde se licenciou em História. É, desde 1989, jornalista do ‘Diário de Notícias’.
‘ADEUS ÁFRICA - A História do Soldado Esquecido’ é o seu terceiro romance, publicado depois de ter recebido, em 2013, o Prémio Literário Alves Redol por ‘A Sereia Muçulmana’. É autor de vários títulos, que vão da investigação histórica à literária, dos quais se destaca a série ‘Uma longa Viagem’, com volumes dedicados aos escritores José Saramago, António Lobo Antunes, Manuel Alegre, Álvaro Cunhal e Miguel Torga.”
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.