Moçambique & Guerra do Ultramar - Em torno de factos do conhecimento da autora, a história de um militar e da sua namorada entrelaçada com segredos e mistérios da guerra que decorreu nesta antiga província ultramarina portuguesa entre 1964 e 1975
‘NÃO PODEMOS VER O VENTO’
De Clara Pinto Correia
Edição Clube do Autor
Lisboa 2011
Livro com 368 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Mariana sorriu. Depois estendeu a outra mão devagarinho, de maneira a não espantar a caça. Deixou o corpo ficar onde estava.
Deslizou os dedos sobre a superfície polida da mesa-de-cabeceira até encontrar o maço de SG filtro. O isqueiro, dos pequenos, estava enfiado lá dentro. Fez todos os movimentos com a leveza de uma brisa de fim de tarde num fim de Agosto como aquele. Puxou a primeira passa com um sorriso feliz. Guilherme detestava que ela fumasse no quarto, mesmo quando a janela estava toda aberta.
Sonhou com a guerra.
Ou então, sonhou com a prisão.
Mal ela sabia que não ir conseguir dormir toda a noite.“
Da badana:
“Mariana, uma psicóloga ruiva de coração ardente e determinação férrea, está na casa dos trinta quando conhece Guilherme. Mãe de duas gémeas demasiado bonitas, atrevidas e curiosas para o seu próprio bem, Mariana começa a frequentar o Solar de Turismo de Habitação que Guilherme dirige na serra do Barroso para preencher de forma criativa e pedagógica os tempos livres das filhas.
Estabelece rapidamente uma grande amizade com o proprietário e à medida que essa relação se vai estreitando começam a emergir os temas que lançarão a psicóloga na sua investigação sem retorno: a guerra colonial em Moçambique, a formação dos Grupos Especiais e dos Grupos Especiais Pára-quedistas, as suas incríveis missões-relâmpago de contraguerrilha, o uso de estupefacientes fornecidos pelo próprio exército português, e outros segredos.
‘NÃO PODEMOS VER O VENTO’ é um puzzle em que as peças vão encaixando para revelar aspectos imprevistos dos abismos da alma humana e histórias verdadeiras de um dos segredos mais bem guardados da guerra. A última peça do puzzle, no entanto, ao revelar o quadro na sua totalidade, também o modifica por completo: afinal havia ainda mais um segredo, o mais impressionante de todos, e desse nem Guilherme falou nem Mariana suspeitou. E não é que não tenha estado sempre à vista.“
A AUTORA:
“CLARA PINTO CORREIA nasceu em Lisboa em 1960. É licenciada em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1985 entrou como assistente para a Faculdade de Medicina, onde leccionou Embriologia e Biologia Celular. Doutorou-se em Biologia Celular, no ano de 1992, no Instituto de Investigação Científica Abel Salazar, depois de ter realizado o seu trabalho de investigação na State University of New York em Buffalo, EUA. A partir de 1995 começou a trabalhar na Universidade Lusófona (Lisboa), onde foi vice-Reitora até 2003. Montou e dirigiu a licenciatura em Biologia e o Mestrado em Biologia do Desenvolvimento até 2010. Foi também directora da pós-graduação em História da Ciência e da cadeira Ciência e Religião da licenciatura em Ciência das Religiões. Em 2004 prestou provas de agregação na Universidade de Lisboa, passando então a ser Professora Catedrática. Presentemente é visiting scholar do Department of Biology no Amherts College, e membro do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência.
É também escritora, com mais de cinquenta títulos publicados, cronista, tradutora, tendo frequentemente trabalhado em rádios e televisão.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
1. - Nas unhas do meu horror
2. - Eu conto-te a minha dor
3. - Ele ficou com a medalha
4. - Só to digo quando calha
5. - Eles temiam o pior
6. - Dentro da minha cidade
7. - Ela atirou a toalha
8. - Os homens sentem saudade
9. - Na tua proximidade
10. - Esta operação não falha
11. - Vê a clandestinidade
12. - Nas montanhas da ternura
13. - São às voltas da canalha
14. - São prenúncios de maldade
15. - Haja um riso que nos valha
16. - Chega o estado de ansiedade
17. - Já por perto da loucura
18. - Nem sempre morres da cura
19. - Nem sempre existe a verdade
20. - A panela de pressão
21. - E a minha organização
22. - Vão dar-te velocidade
23. - No meu globo de ilusão
24. - Neste homem ela confia
25. - Durante a noite ele vigia
26. - E ela traz a luz que guia
27. - Toma a canção de embalar
28. - Dos barcos que andam no mar
29. - De tudo o que nós fazemos
30. - Até ao fim do meu dia
31. - Do que nunca contaremos
32. - Depois de tudo acabar
33. - No doce riso de amar
34. - Ouve o que nós não esquecemos
35. - Nesta minha mão erguida
36. - Sente como nós sofremos
37. - Estás na hora da partida
38. - Mas não fiques esquecida
39. - Agora tira-me o fundo
40. - Vamos dar a volta ao mundo
Agradecimentos
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.