domingo, 20 de fevereiro de 2022

África & Igreja - ‘GUINÉ - Até amanhã se Deus quiser’, de Vítor Nogueira - Leiria 2010 - Raro;






África & Igreja - Uma experiência missionária do autor na Guiné-Bissau na última década do século passado


‘GUINÉ - Até amanhã se Deus quiser’ 
De Vítor Nogueira 
Prefácio de P. Vitor Melicias 
FOLHETO, Edições e Designer 
Leiria 2010 


Livro com 256 Páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“Conheci o Vitor Nogueira, vai bem para vinte anos, de hábito franciscano e em radiosa juventude no Convento do Varatojo. Hoje reconheço-o sem o hábito mas com o mesmo entusiasmo sonhador de alma radicalmente franciscana. 

Sempre envolvido e empenhado nas mais nobres causas. Sempre do lado dos pobres. Por eles continua pugnando, aqui pela mão da escrita e da confidência, para que a pobreza e a exclusão não sejam uma fatalidade inelutável nem um estigma sem remédio. 

Em verdadeira ode em favor do pobre, nas variadas formas de pobreza material ou moral, esta obrazinha, misto de literatura de viagens e de diário ou livro de memórias, esta peregrinação pela vida e sentimentos do autor, lê-se e segue-se como se ouve contar uma história simultaneamente longa e curta, leve e profunda, banal e excelsa. Aqui há de tudo: excitam-se emoções, partilham-se sentimentos e convicções, mas, sobretudo, desperta-se solidariedade. 

Aliás, esse é o fito último, motivador e confesso, com que Vitor Nogueira se deu à tarefa de ordenar memórias e ir escrevendo esse testemunho, que pôs em forma de livro. Um livro concebido é feito a pensar nos pobres, nos marginalizados, nos deserdados deste mundo. 

Com a candura a candura de quem se solidariza por instinto e por acto natural, este português com alma missionária proporciona-nos uns deliciosos momentos de, chamemos-lhes, ‘leitura espiritual’, verdadeiro convite, igualmente natural e espontâneo, àquilo que S. Francisco de Assis, também ele soberanamente encantado pela pobreza e pela defesa dos pobres, proclamava como ‘é no dar que se recebe’, no amar que se é amado.“ 
Padre Vítor Melicias, OFM 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
Partilha e confissões do rapaz antes de entrar para o Convento 
Entrada e experiência no Convento 
Partida para África como missionário 
Diário da experiência missionária na Guiné-Bissau 
Um paludismo de morte 
Saída do Convento 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.