África do Sul & Biografias - Uma biografia do casal que incorporou a luta da população negra contra o regime do Apartheid, tendo Nelson Mandela sido libertado nos anos noventa e foi eleito o primeiro Presidente da República negro
‘WNNIE E NELSON MANDELA’
De John Vakil
Edição NOVA CULTURAL
São Paulo 1988
Livro de capas duras, com 88 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“ ‘WINNIE E NELSON MANDELA’
‘A luta é minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até ao fim dos meus dias.’
- Nelson Mandela
‘A maior honra que um povo pode fazer a um homem atrás das grades é manter acesa a chama da liberdade, continuar a luta.’
- Winnie Mandela
Quase três décadas de prisão não apagaram a chama e o vigor de Nelson Mandela - este negro de 70 anos é o símbolo vivo da resistência ao apartheid, o regime de segregação racial que converteu a África do Sul em um dos países mais opressivos da atualidade. Do lado de fora das grades, sua mulher, Winnie, também serve de inspiração e bandeira na luta da população negra contra o governo de minoria branca.
Mandela nasceu em 1918 na reserva tribal de Transkei, membro da família real xhosa. No final dos anos 40, no momento em que o regime branco endureceu as leis de segregação racial, Mandela já era um destacado líder do Congresso Nacional Africano, a principal organização anti-apartheid. Na década seguinte, abriu seu escritório de advogado em Joanesburgo, militou em uma série de campanhas pacíficas pelo fim da discriminação racial e casou-se com Winnie Madikizela, que seria sua incansável companheira na luta política.
No início dos anos sessenta, o Congresso Nacional Africana foi colocado fora da Lei e mudou de estratégia, iniciando a luta armada. Preso em 1962, Mandela foi condenado a prisão perpétua. Desde a condenação, a África do Sul rejeitou todos os apelos e campanhas internacionais por sua libertação. Depois da prisão do marido, Winnie revelou-se uma das mais corajosas e admiradas figuras políticas do continente. Apesar de hostilizada pela polícia, presa diversas vezes e confinada durante anos a um vilarejo remoto do interior, ela se manteve intransigente no combate ao racismo - virou a ‘Mãe África’, como é carinhosamente chamada nos guetos negros.“
Do ÍNDICE:
1. Um menino destinado a ser chefe
2. Juventude entre os muros do apartheid
3. Pedras no caminho da liberdade
4. Amor entre companheiros políticos
5. “A luta é a minha vida”
6. Momento de erguer a lança da nação
7. Grades para conter a vontade do líder
8. O levante do Soweto
9. A voz forte de ‘Mãe África’
10. A hora do destino
CRONOLOGIA
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.