quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Angola & Descolonização - ‘LONGE É A LUA - Memórias de Luanda - Angola’, de Rogéria Gillemans - Lisboa 2008 - MUITO RARO;






Angola & Descolonização - Uma das principais obras sobre o dramático e sangrento processo de retirada da administração portuguesa desta antiga província ultramarina portuguesa, e entrega dos destinos do povo angolano aos três movimentos de libertação e a consequente guerra civil que duraria até 1992...


‘LONGE É A LUA - Memórias de Luanda - Angola’ 
De Rogéria Gillemans 
Edição da autora. 
Lisboa 2008 


Livro com 168 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito, muito difícil localização. 
MUITO, MUITO RARO.


Da contracapa: 
“ ‘LONGE É A LUA’ narra a vida de uma família de Luanda, que desde os anos quarenta até Outubro de 1975, amando Angola e tendo-a como sua, a terra que há quase cinco séculos era terra cristã de Portugal, contribuiu para o seu desenvolvimento e progresso. Investindo dinheiro, trabalho, sacrifícios e saúde. E, sofreu as vicissitudes de um território inóspito que estava por desenvolver quando da sua chegada. 

Sinto que não existe nada mais difícil, para mim, do que escrever este testemunho sobre Angola.

E, não será tanto pela dificuldade em encontrar os pensamento, os factos ou até as palavras, mas pelo sentimento profundo, que sempre me ligou à terra que me viu crescer. A minha terra, Angola. 

No passado, muitas pessoas souberam fazer esse tipo de declaração de amor. Fizeram-no à custa da sua conduta, do seu trabalho, da sua audácia, isto é, na execução de tarefas exigindo dinamismo, persistência, entusiasmo, total disponibilidade e, uma ocupação tão permanente que raramente poderiam fazer pausas para meditação, análise e poder descritivo, dos acontecimentos que viveram ou em que participaram.

Não é, o meu caso. Eu para declarar o meu amor por Angola, vou ter de recordar e descrever para o presente ou para o futuro, vivências que fizeram história. 

É muita a responsabilidade. Tenho que manter a lógica e a cronologia dos factos. Muitos deles pertencem à memória da minha infância. Vou fazê-lo. Tentando não me enredar demasiadamente nas palavras. 

Testemunho todos os acontecimentos, episódios vividos pessoalmente e pela minha família. Tenho como intenção principal, dar a conhecer a realidade da vida em Angola, como era, e como se vivia. E, como fomos vítimas do 25 de Abril de 1974, da chamada “descolonização” e da tragédia que se abateu sobre o povo português de brancos, negros e mestiços.“ 


DEPOIMENTOS SOBRE O LIVRO: 
“ ‘ LONGE É A LUA - Memórias de Luanda - Angola’
Este é o título do livro de Rogéria Gillemans, que está nos escaparates das livrarias. É uma prosa intensa, cativante e arrebatadora, a que se junta um bom poder narrativo. 
‘LONGE É A LUA’, é a desocultação de importantes pormenores de uma alta traição perpetrada por algumas mentes pardas, doentias e por pífios. E refere-se à insurreição militar de 25/4/74, e ‘à chamada descolonização’ levada a efeito pelas mãos dos criminosos apátridas, ilusionistas do socialismo e do comunismo em Lisboa.
Quem ler este excelente livro, não poderá deixar de se comover, de reviver tempos passados vividos nessa Angola contruída por portugueses europeus, euro-africanos e africanos. 
Mas a autora excede esse tema e descreve linear e escorreitamente os acontecimentos trágicos vividos antes, durante e após o 15 de Março de 1961, revelando pormenores desconhecidos ou pouco conhecidos. Cita datas e locais. Aponta nomes. Diz verdades que, pela sua importância, têm de ser repetidas para combater as mentiras propaladas por um cisco de gente. 
Rogéria Gillemans confessa: ‘Eu para declarar o meu amor por Angola, vou ter de recordar e descrever para o presente ou para o futuro vivências que fizeram História’.
A autora ama Angola, essa pérola única que a Natureza criou para o homem. Dir-se-à mesmo que é uma forte paixão, quando diz: ‘Sinto que não existe nada mais difícil para mim, do que escrever este testemunho sobre Angola’ - pode ler-se na contra capa do livro dedicado:
‘Às vítimas de Angola do 25 de Abril de 1974 da chamada "descolonização";
‘Ao André, de seu nome António Rodrigues, pela sua actuação e heroicidade ao serviço do exército português e da Pátria, honrando o seu juramento’; 
A todas as vítimas do terrorismo em Angola em 1961; 
Aos militares que não traíram a Pátria, e à memória dos que tombaram em defesa da mesma’.

‘LONGE É A LUA - Memórias de luanda - Angola’, finaliza com 42 fotografias, a maior parte a cores. Felicitamos a autora, desejando-lhe êxito literário (que o terá certamente) e incentivando-a a prosseguir.”

Adulcino Silva, Jornalista/Escritor.
In ‘O ESPOLIADO’ - Dezembro 2008 - N.˚45.


" ‘LONGE É A LUA - Memórias de Luanda - Angola’, de Rogéria Gillemans: 
É uma declaração de amor por Angola, narra a vida de uma das maiores famílias em Angola desde 1930 até 1975 de origem europeia e africana, descreve vivências que fizeram História.
É um real e violento testemunho denunciador dos acontecimentos que culminaram na trágica, vil e traidora ‘descolonização exemplar’. No seu apêndice conta uma lista com os nomes dos traidores. Foi apresentado pelo Ex.mo Sr. Ten. Coronel João José Brandão Ferreira, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP), Largo de São Domingos 11, Lisboa. Na sua apresentação contou ainda com conhecidas personalidades da vida civil e militar com destaque para:
- Ex.mo Senhor General Silvino Silvério Marques (Governador-Geral de Angola); 
- Hermínio de Carvalho Sena (o Herói de Mucaba) e sua família; 
- Adulcino Silva, jornalista/escritor nascido no Ambriz-Angola; 
- Manuel da Graça, repórter fotográfico/escritor, um dos repórteres que fotografou os massacres praticados à causa do terrorismo internacional no norte de Angola em 1961; 
- Dr. João Loureiro o mais jovem Procurador da República em Angola ano 1972."



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
PREFÁCIO 

LONGE É A LUA 

POSFÁCIO 

ADENDA 
- O CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA 
Os participantes 
- LISTA DE DESONRA DOS RESPONSÁVEIS E SIGNATÁRIOS DA ENTREGA DAS PROVÍNCIAS ULTRAMARINAS 
* Província ultramarina de Angola 
* Província ultramarina de Cabo Verde 
* Província ultramarina da Guiné 
* Província ultramarina de Moçambique 
* Província ultramarina de S. Tomé e Príncipe 
* Província ultramarina de Timor 
* Junta de Salvação Nacional 
* Conselho da Revolução 
* Conselho de Estado 
* Governos Provisórios (todos os membros) 


Preço: 67,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.