segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Portugal & Descolonização (Guerra do Ultramar & PREC) - ‘UM ICEBERGUE CHAMADO 25 DE ABRIL’, de Fernando de Sousa Henriques - Aveiro 2004 - MUITO RARO;







Portugal & Descolonização (Guerra do Ultramar & PREC) - A revolução de 25 de Abril de 1974 que provocou a retirada das colónias e o fim dos conflitos armados que se registavam em África (Angola, Guiné e Moçambique), desde 1961 


‘UM ICEBERGUE CHAMADO 25 DE ABRIL’ 
De Fernando de Sousa Henriques 
Edição do autor (?) 
Aveiro (?) 2004 


Livro com 134 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


O Livro: 
“ ‘UM ICEBERGUE CHAMADO 25 DE ABRIL’
Livro que, de forma despretensiosa, mas apaixonada, pretende mostrar um Portugal do antes e do depois do 25 de Abril de 1974. 

Refere que éramos e o que somos. 

Recuando no tempo, nas vivências e ‘jogando’ a nível dos sentimentos, procura seguir um caminho, nem sempre claro e rectilíneo, pois pretende-se que seja o leitor a retirar, por si próprio, as suas conclusões a partir das situações com que se vê confrontado (concordância, discordância ou mesmo conivência saudável). 

O rumo é o inevitável 25 de Abril, o dos Cravos, gerado por causas diversas, longínquas e próximas, que o tempo, na sua inexorabilidade, persiste em juntar, acentuar, agravar... até que o clímax final seja atingido. 

A finalizar, tal como um Roberval com o seu ‘espírito geométrico’, mas ao correr da pena, sem hipóteses, nem teses, pode-se afirmar que se percorre de forma crítica, mas que se pretende construtiva, o antes e o depois dessa primavera democrática da nossa alegria. 

Viva Portugal, o nosso verde é lindo país, à beira mar plantado, onde as lágrimas, muitas vezes incontidas por verdadeira dor, amargura ou simples saudade, se confundem com as águas daquele, como refere o poeta.“ 


O AUTOR: 
“FERNANDO DE SOUSA HENRIQUES nasceu no concelho de Estarreja em Janeiro de 1949. 

Estudou no Externato D. Egas Moniz, em Estarreja; no Colégio João de Deus, Liceu Alexandre Herculano, Instituto Industrial do Porto, Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia, no Porto, onde se formou em Química e, posteriormente, em Electrotecnia. 

Estagiou no antigo Amoníaco Português (actual Quimigal), em Estarreja, e na Companhia de Petróleos de Angola - Petrangol, em Luanda. 

Iniciou o Serviço Militar obrigatório no 2. turno de 1971, em Mafra, como cadete, de onde seguiu para o Centro de Operações Especiais (CIOE) de Lamego, onde foi instruendo e instrutor. A 22 de Março de 1972 parte, como alferes, para a Guiné, donde regressa a 19 de Julho de 1974. 

(...)“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
Conversa com o leitor 
À laia de INTRÓITO 

- O TERRITÓRIO DE PORTUGAL 
- A HISTÓRIA ÍNDICA 
- A FORÇA IRREVERENTE DA ACADEMIA 
- A PRIMAVERA MARCELISTA 
- A CONJUNTURA DO SISTEMA 
- A CENSURA E A PULHICE HUMANA 
- A VIDA MILITAR 
- O 25 DE ABRIL DE 1974 
- EPÍLOGO 

Nótulas que se reputam de relevo 
Bibliografia 


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.