Moçambique & Colonialismo - Gungunhana e Mouzinho de Albuquerque: guerra, traição, amor e morte num conflito que marcou a história portuguesa
‘O REI DO MONTE BRASIL’
De Ana Cristina Silva
Edição Oficina do Livro
Lisboa 2012
Livro com 166 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Nos finais do século XIX, o oficial de cavalaria Joaquim Mouzinho de Albuquerque interna-se, ao serviço do Rei D. Carlos, no coração de África com o objectivo de subjugar as tribos à administração colonial portuguesa: para isso, porém, queima aldeias inteiras, mata os insubmissos e, desobedecendo a ordens superiores, captura com espectacularidade o detentor do um império vastíssimo, Gungunhana, que traz para Portugal como troféu e acaba exilado nos Açores até ao fim dos seus dias.
Apesar de recebido pelo povo e aclamado pela imprensa como um herói da pátria, a crítica ao comportamento pouco ético de Mouzinho nos corredores do Paço, a indiferença do Governo em relação aos seus planos para África e a paixão nunca abertamente confessada por D. Amélia acabam por levá-lo ao suicídio. Mas, se a notícia escandaliza o País, a verdade é que é lida com entusiasmo e sentimento de justiça por um Gungunhana já velho e destroçado, que passa os dias escondido na floresta do Monte Brasil, o local que encontrou na ilha terceira... que mais se assemelha à terra dos seus antepassados.
Com uma alternância de vozes narrativas que nos oferecem duas versões muito distintas do mesmo conflito, ‘O REI DO MONTE BRASIL’ explora as memórias dos seus protagonistas às vésperas da morte, ilustrando-nos sobre a sua infância, as suas paixões marcantes, as atrocidades para as quais encontram sempre justificação e, de certa forma, a reflexão sombria sobre a decadência e a glória perdida.“
Da badana:
“Por pouco que o perigo tivesse durado, não tardou que o sentimento do dever cumprido desse lugar a um delírio de intrepidez, uma espécie de estranho êxtase unindo um homem ao seu destino glorioso. A sensação acentuou-se quando o régulo saiu da palhota e me apressei a quebrar a sua soberba: uma súbita embriaguez tomou conta de mim e matei dois rios de Gungunhana. Não nego que me ocorreu fuzilar também o chefe dos Vátuas: estava possuído pela disposição de matar, essa atracção proibida que durante uns instantes parecia mais forte de que os constrangimentos impostos pelos deveres de disciplina e pela ordens de António Enes, o Comissário Régio. Havia sido proibido de prender Gungunhana, mas ali estava ele, feito prisioneiro, e nas minhas mãos.
Algumas mulheres, porventura pressentindo os meus humores instáveis, ajoelharam-se, suplicando pela vida do seu rei. Afastei-me dos instintos violentos que me possuíam e deixei de contemplar com ferocidade a minha vítima para assumir a sobriedade de um militar de cavalaria, cujos princípios de acção assentavam na racionalidade e na estratégia. Gungunhana apresentava a trágica expressão de um derrotado, cujo sofrimento pela perda dos tios se misturava ao medo de morrer.
Criticaram-me muito aqui em Portugal por causa desses fuzilamentos. Conversas de sociedade, intrigas palacianas armadas por quem nunca esteve no mato e não sabe nem pode imaginar o que é estarem cinquenta brancos rodeados por três mil negros.“
A AUTORA:
“ANA CRISTINA SILVA
È docente universitária no ISPA-IU. Doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área da aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica publicada em Portugal e no estrangeiro.
Publicou até ao momento oito romances, ‘MARIANA, TODAS AS CARTAS’ (2012), ‘A MULHER TRANSPARENTE’ (2003), ‘BELA’ (2005), ‘À MEIA LUZ’ (2006), ‘AS FOGUEIRAS DA INQUISIÇÃO’ (2008), ‘A DAMA NEGRA DA ILHA DOS ESCRAVOS’ )2009), ‘CRÓNICA DO REI-POETA AL-MU’TAMID’ (2010) e ‘CARTAS VERMELHAS’ (2011).“
Do ÍNDICE:
Abertura
- Gungunhana, o rei do Monte Brasil
Mouzinho
O Leão de Gaza
Gungunhana: o rei do Monte Brasil
Mouzinho: um almoço com o Rei
O Império de Gaza
Gungunhana: o rei do Monte Brasil
A queda do Império
O suicídio de Mouzinho
Gungunhana: o rei do Monte Brasil
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.