sábado, 17 de julho de 2021

Angola & Guerra Civil - ‘O LEÃO VERMELHO - Memórias de um combatente’, de Pedro Arregui - Lisboa 2014 - Muito Raro;






Angola & Guerra Civil - O relato verídico de um militar cubano, voluntário à força no teatro de guerra angolano, quando o contigente de Cuba ali chegou em 1975 para ajudar o MPLA a derrotar a UNITA 


‘O LEÃO VERMELHO - Memórias de um combatente’ 
De Pedro Arregui 
Edição Cavalo de Ferro 
Lisboa 2014 


Livro com 176 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Sobre o livro: 
“Estava tudo em silêncio. Soldados caminhavam apressados de um lado para o outro. Um mapa gigante de Angola projectado num ecrã de cinema no fundo do palco prendia a nossa atenção. Depois de vários minutos sentados, fez a sua entrada o comandante-chefe Fidel Castro. A sala levantou-se ovacionando-o e aplaudindo até que nos pediu que nos sentássemos. Iniciou uma longa exposição sobre aquela que o Estado-Maior baptizou com o nome de ‘Operação Carlota’, outorgado em honra de uma escrava que se sublevou contra o colonialismo espanhol na região de Matanzas (...). Mas o esgotamento físico dos presentes, depois de tantos dias de tensão e de quase ausência de sono, começou a fazer estragos nas tropas. Por esse motivo, não me causou estranheza observar como, ao olhar em volta, boa parte dos presentes não ouvia o discurso. Estavam a dormir nos seus lugares! Talvez alguns dos adormecidos tivessem aberto nem que fosse um olho quando, quase no final da sua intervenção, o máximo líder disse: 
Esperamos desembarcar em Angola e expulsar o inimigo.“ 


Da contracapa: 
“Certa madrugada, os motores pararam. Aproximámo-nos da escotilha e conseguimos vislumbrar, à distância, as luzes de uma cidade. Não restavam dúvidas. Aquilo que estávamos a ver era Luanda. Entregáramo-nos as mochilas e os fuzis e mandaram-nos vestir os uniformes. Ao amanhecer, avistava-se a costa. No dia 27 de Novembro, o navio ‘Vietname Heróico’ atracava no cais. (...).” 


“Em finais de 1975, Fidel Castro decide intervir em larga escala na guerra civil que alastra em Angola e ordena o envio maciço de tropas cubanas para esse país de África, naquela que designou como ‘Operação Carlota’. Em Novembro desse ano, desembarca em Luanda o primeiro regimento cubano de artilharia, formado por militares reservistas.

Este livro, intenso e raro testemunho pessoal, relata em primeira mão a crónica dos primeiros anos dessa intervenção militar, que se prolongou no tempo, envolvendo não apenas soldados, mas engenheiros, médicos e professores.“ 


O AUTOR: 
“PEDRO AREGUI nasceu em 1948 em Nueva Gerona, ilha da juventude, Cuba, onde transcorreu a sua adolescência. Mecânico de profissão, integrou o primeiro contigente militar cubano que participou na guerra civil de Angola, operação militar desse país caribenho em África que ficou conhecida pelo nome de ‘Operação Carlota’.

Vive actualmente em Espanha, dedicando-se à escrita.“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
Nota do autor 
PRÓLOGO 

PREPARAÇÃO E CHEGADA A ÁFRICA 

II 
FRENTE SUL: OS CADÁVERES INSEPULTOS 

III 
FRENTE LESTE: TERRA DE FOME E DE MORTE 

IV 
REGRESSO INFERNAL E CHEGADA TRIUNFAL 


Preço: 52,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.