Guerra do Ultramar & Moçambique - A guerra transformou-os em matilha de caçadores, ninguém os treinou para viver em paz.....
‘IRMÃOS DE ARMAS’
De António Brito
Edição Clube do autor
Lisboa 2016
Livro com 388 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Sinopse:
“Um grupo de rapazes de origens humildes, com vidas duras durante a infância e a juventude, alistam-se nos pára-quedistas durante a guerra do Ultramar. São mobilizados para Moçambique e, mais tarde, selecionados e enviados para o DONDO, perto da Beira, onde se organizaram para um tipo de guerra não convencional. Formam um grupo com aptidões especiais, capaz de viver no meio do inimigo, persegui-lo e destruí-lo onde ele se encontrar. Esse grupo, tem o nome de código Rolling Stones e durante meses actua em todo o norte e oeste de Moçambique, dentro e fora de fronteiras. Realizam acções de enorme violência que os transfiguram para sempre. O narrador da história é um dos rapazes, o protagonista, Alex Baldaia, a quem chamavam Príncipe por ler Maquiavel.
Quando são desmobilizados e largados no mundo, estes rapazes sentem-se perdidos sem o poder das armas que os fez crescer, incapazes de organizar a sua vida num contexto de paz. Apenas as mulheres da sua vida permanecem ligadas a eles por laços de afecto e amor.“
Da contracapa:
ESTA É A HISTÓRIA DOS ROLLING STONES, TREINADOS E ARMADOS PARA O COMBATE NA DLORESTA, ‘IRMÃOS DE ARMAS’, SOBREVIVERAM A MORTES E DESVARIOS. QUANDO OS DESMOBILIZARAM, LARGÁRAMO-NOS NO MUNDO, INCAPAZES DE SOBREVIVER SEM GUERRA. SÓ AS MULHERES DA SUA VIDA OS AMPARARAM NA ADVERSIDADE.
TUDO COMEÇOU NO DONDO, MOÇAMBIQUE, EM SETEMBRO DE 1970.
“Chamo-me Alex, Alex Baldaia, e comandei os Rolling Stones até à desmobilização. Decorreram décadas desde que passei o Bojador e na Guiné me alcunharam de Príncipe - o meu nome de guerra. Desconheço porque me deram esse nome.
Talvez por me verem transportar na mochila com as rações de combate, o livro de Nicolau Maquiavel - sardinhas em tomate, feijão enlatado e intriga política - uma mistura explosiva a sacolejar nas costas. (...)
Talvez porque em certas noites no acampamento, sob as estrelas, eu recordava aos soldados do pelotão as palavras de Florentino:
‘A história é uma obra dos homens e não um conjunto de abstrações.’
E naquela época nós andávamos a fazer história. Oh, se andávamos!”
“Uma história friccionada mas assente em vivências reais, minhas e de pessoas que conheci e com quem convivi, adornada por factos históricos mais ou menos conhecidos.“
O AUTOR:
“ANTÓNIO BRITO nasceu entre as serras do Açor e do Caramulo, no concelho de Tábua, distrito de Coimbra.
Aos dezoito anos, alistou-se na Força Aérea, nas Tropas Pára-quedistas. Mobilizado para a guerra em Moçambique, participou em algumas das mais importantes operações militares da Guerra Colonial. Com dezanove anos combatia em locais tão remotos como as florestas da serra Mapé, os pântanos do rio Rovuma, o planalto dos Macondes e o vale do rio Messalo. Em Moçambique, escreveu para jornais histórias de homens e de guerra. Depois da desmobilização licenciou-se em Direito, na Universidade Clássica. Durante anos foi director de empresas multinacionais, formador e consultor, até se estrear na ficção.
Em 2007, publicou o romance ‘OLHOS DE CAÇADOR’, seguiu-se, em 2009, o romance ‘O CÉU NÃO PODE ESPERAR’. É também autor dos dois primeiros livros da série ‘SAGAL’: - ‘UM HERÓI FEITO EM ÁFRICA’ e ‘O PROFETA DO FIM’, ambos editados em 2012.
‘IRMÃOS DE ARMAS’ comprova a sua extraordinária mestria narrativa e a sua arte de nos envolver numa trama que combina factos da história de Portugal com elementos romanescos.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
I - Heróis, diabos é loucos
II - Sorvia a harmónica e o púcaro de aguardente
III - Sobrevivia com penúrias e roupa amarrotada
IV - Na alcofa da sopa levava a panela amolgada
V - Tinha encontro com o destino e não sabia
VI - Peregrino dos Rolling Stones
Epílogo
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.