Angola & Literatura - Um conjunto de obras deste advogado que optou pela sua paixão, a escrita e a história, entre as estórias de fábulas da vida real e a realidade histórica do seu país africano como o seu sentir e sangue
LOTE DE 3 LIVROS - Do escritor e historiador Alberto de Oliveira Pinto
1. - ‘EU À SOMBRA DA FIGUEIRA DA ÍNDIA’
2. - ‘CONCERTO NA NESPEREIRA’
3. - ‘O SACO DOS LIVROS’
Todos os exemplares em muito bom estado de conservação. Excelentes.
De muito difícil localização.
Raros.
O AUTOR
“ALBERTO DE OLIVEIRA PINTO, nasceu em Luanda em 1962, vivendo em Lisboa desde muito cedo.
Licenciado em Direito e exercendo a profissão de advogado, encarou desde sempre a literatura como a sua verdadeira vocação.
Colaborou durante o ano de 1987 no ‘Diário de Notícias’ - Jovem, onde publicou cerca de um texto de ficção por semana, sendo premiado por diversas vezes. Foi, além disso, repórter, revisor editorial é autor de textos no programa televisivo ‘Rua Sésamo’.
Com este livro, ‘EU À SOMBRA DA FIGUEIRA DA ÍNDIA’, obteve o 2. prémio de ficção em prosa do Concurso Literatura e Desenvolvimento, 1989, Instituto da Juventude/Sociedade Portuguesa de Autores. Já anteriormente receberá uma menção honrosa do prémio Agustina Bessa-Luís da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto com o livro de contos ‘O TRABALHO DOS MENINOS’, e, mais recentemente, o romance ‘O SENHOR DE MOMPENEDO’ foi distinguido com o Prémio Revelação da Ficção Portuguesa de Escritores - Instituto Português do Livro e da Leitura (1990).“
LOTE DE 3 LIVROS - Do escritor e historiador Alberto de Oliveira Pinto
1. - ‘EU À SOMBRA DA FIGUEIRA DA ÍNDIA’
Edição Afrontamento
Porto 1990
Livro com 106 páginas.
Sobre o livro:
“Sob a forma de pequenos quadros sobre o que rodeia um menino com menos de sete anos da média burguesia na Angola dos anos sessenta, ‘EU À SOMBRA DA FIGUEIRA DA ÍNDIA’ pretende ser essencialmente um texto reivindicativo do direito à contemplação. O protagonista e narrador - que deixa o leitor na dúvida se se trata ao certo de um adulto ou de uma criança -, contempla da primeira à última página. E, pela sua retina infantil, perpassam em rápidas pinceladas, ao lado da imagem ampliada de um beco, de um jardim e de umas barrocas, que constituem o cenário principal da história, as figuras das criadas, dos jardineiros, da lavadeira, do motorista e das crianças vadias, invocando-se, ainda que ténue e fugazmente, os aspectos dramáticos do racismo e do colonialismo. Com a partida para a metrópole, no último capítulo, todo este universo se desmorona.“
2. - ‘CONCERTO NA NESPEREIRA’
Edição Afrontamento
Porto 1991
Livro com 106 páginas.
Sobre o livro:
“ ‘CONCERTO NA NESPEREIRA’ ē a narração dos primeiros tempos da vida do melro Augusto da Pontinha, personagem animalesca personificada que pretende representar o artista que aspira à criação em liberdade. Tal aspiração leva-o a defrontar-se com diversos obstáculos: o amor impossível por uma andorinha, o gato bravo, personagem misterioso e obscuro com reputação de feiticeiro que vive oculto na serra de Sintra e que todos temem, a prepotência do mocho Carmelútio, ditador absoluto que preside aos destinos do vale.
A história vai-se desenrolando através da intervenção das mais variadas personagens, tais como o melro Joaquim da Pontinha, pai do protagonista, caçador e músico amador sensato, os sapos Valdelagos e Valderios, que se assemelham na corpulência mas diferem nas personalidades, a coruja Dona Maria de São José, o gato maltês Zé-da-Mancha, o peixe Virgílio, a osga João Paredes, Cristóvão Colombo, pombo-correio extrovertido de ideias inovadoras e revolucionárias. Todos crentes em divindades naturais como o sol, a água ou a lua, estando pendente da harmonia entre estas entidades o desenlace final.”
3. - ‘O SACO DOS LIVROS’
Edição Afrontamenro
Porto 1991
Livro com 116 páginas.
Sobre o livro:
“Sempre a fábula é o resultado de uma experiência simbólica. Nela, cruzam-se a circunstância e o imaginário. E é aqui, no imaginário, que reside o segredo de uma obra. Não é a fábula apenas uma construção alicerçada no imaginário: é liberdade inventiva e visão do real.
Neste livro de Alberto Oliveira Pinto encontramos tidos isto.
Trata-se de uma construção de situações do real personificadas por animais e cujo papel é paradigmático. O aproveitamento do imaginário verifica-se extraordinariamente, numa sucessão de imagens que revelam situações inesquecíveis: castelos, grutas, calabouços infetados, a idiossincrasia de cada personagem que, a despeito de ser um animal, possui essa qualidade encantatória de nos fazer recordar uma figura específica do nosso imaginário pessoal.
(...) “
José Fernando Tavares
Preço: 75,00€; (LOTE COMPLETO)
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