África & Descolonização (Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor) - O relato do drama que foi abandonar os países onde a maioria tinha decidido fixar-se e muitos até aí tinham nascido, e regressar ao berço da sua origem, de passaram a ser, OS RETORNADOS !
‘OS QUE VIERAM DE ÁFRICA
O drama da nova vida das famílias chegadas do ultramar’
De Rita Garcia
Edição Oficina do Livro
Lisboa 2012
Livro com 270 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Em meados dos anos 70, meio milhão de portugueses foram forçados a deixar uma vida inteira em África, partindo para um país que muitos deles desconheciam em absoluto e que não os recebeu de braços abertos: Portugal.
Esta é a história dessa adaptação longa e trágica, feita de dor e privação, contada pelos que viveram na pele O ESTIGMA DE SER RETORNADO.“
Da badana:
“Cerca de quinhentos mil pessoas chegaram a Portugal com a independência das colónias. Para eles, acabava de forma abrupta uma vida próspera construída no ultramar e começava um futuro incerto numa sociedade que desconheciam e que chegava a revelar-se hostil à sua presença. Se os portugueses que vinham de África preferiam lá ter ficado, os que cá estavam receberam-nos com desconfiança.
Nos primeiros tempos em Portugal, milhares de antigos colonos passaram fome e frio, enfrentaram o desemprego e viveram amontoados em quartos ou casas degradadas. Por vezes, nem os familiares que tinham na metrópole lhes valeram. Alguns preferiram emigrar a sujeitar-se à discriminação e à falta de perspectivas; outros encontraram no suicídio a única saída. Também houve experiências menos dolorosas, mas quase quarenta anos depois os refugiados do ultramar ainda não esqueceram o estigma da palavra retornado, nem conseguiram perdoar a forma como os governantes conduziram a descolonização.
‘OS QUE VIERAM DE ÁFRICA’ é um livro de investigação empolgante e minucioso, que reconstitui tempos conturbados do nosso passado recente. Traçando o retrato de um pequeno país a braços com uma tarefa colossal, revela histórias comoventes de sobrevivência protagonizadas por homens e mulheres atirados para um lugar distante e radicalmente diferente da terra que amavam e que o curso dos acontecimentos lhes retirou.“
A AUTORA:
“RITA GARCIA nasceu em Lisboa em Julho de 1979. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na ‘FOCUS’ e, como freelancer, colaborou com publicações como ‘DNA’, ‘NOTÍCIAS MAGAZINE’ e ‘Pais & Filhos’. É repórter da ‘SÁBADO’ desde 2005.
Recebeu o 2. prémio Henrique de Barros, atribuído pelo Parlamento Eueopeu em 2003, e o prémio de jornalismo Nobartis Oncology em 2008. É co-autora do livro ‘INEM 25 anos’. Em 2011 publicou ‘SÓS ANGOLA - OS DIAS DA PONTE AÉREA’.”
Do ÍNDICE:
NOTA INTRODUTÓRIA
I - Fuga para o frio
II - A queda do Império
III - Na metrópole sem ninguém
IV - Emergência nacional
V - A vida numa terra estranha
VI - Golpes de sorte
VII - Mudanças radicais
VIII - A luta pela sobrevivência
IX - A vida nos hotéis
X - Sair de Portugal
XI - Esconder o passado
XII - Um teto para morar
XIII - A integração possível
Agradecimentos
Notas
Bibliografia
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.