quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Angola & Guerra Colonial - ‘FIM DE IMPÉRIO’, de António Vieira - Porto 2008 - Raro;

 



Angola & Guerra Colonial - Uma obra sobre a experiência do autor enquanto militar que cumpriu a sua comissão como médico e psiquiatra 


‘FIM DE IMPÉRIO’ 
De António Vieira 
Edição ASA 
Porto 2008 


Livro com 256 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente. 
De muito difícil localização.
Raro.


Da contracapa: 
“Vultos, grandes vultos negros rondando. Muitos. Contra o azul pálido do céu, em volta de um ponto invisível: quase todos rodavam como as estrelas, ou a espiral das conchas do mar, mas alguns circulavam na direcção oposta. Descreviam grandes círculos solenes  sobre aquele céu desbotado, onde as silhuetas se inscreviam deslizantes - umas enormes, outras reduzidas, algumas, olhando bem, minúsculas, errando altas no éter, dadas já ao infinito. Mas havia-as que pairavam perto e cujas sombras corriam pelo chão quais relâmpagos negros, e ele reconhecerá-lhes a forma: eram abutres, um eixo imaginário unia o ponto invisível do espaço em torno do qual todos rondavam a um ponto impreciso da terra para o qual algo os atraía, algo ligado à morte. 


A partir das rememorações de um médico enviado para o Norte de Angola, nos últimos anos da década de sessenta, desenha-se aqui um romance de formação (literária e amorosa) em que, sob o fundo misterioso de África, assistimos ao confronto do protagonista com  as experiências da guerra, por um lado, e com a realidade de Luanda, onde vai de quando em quando. Repartido em duas personagens - Nicolau, que o projecta naquele tempo, e António que o reflecte na actualidade -, o narrador é de certo modo um símbolo de toda uma geração portuguesa.

Em ‘FIM DE IMPÉRIO’, o leitor encontrará o cenário de uma guerra lenta e imprevisível, travada por um exército desiludido, em que se anuncia já a revolução de 25 de Abril.“ 


O AUTOR: 
“ANTÓNIO VIEIRA 
Formado em medicina, professores universitário de Psiquiatria e depois de Antropologia, António (Bracinha) Vieira nasceu em Lisboa em 1941. 

Publicou os romances ‘DOUTOR FAUSTO’ (1991), ‘TUNTURI’ (1998), e ainda, no Brasil, ‘CONTOS COM MONSTROS’ (2001) e ‘SETE CONTOS DE FÚRIA’ (2002). No domínio do ensaio, é autor de ‘DISCURSO DA RUPTURA DA NOITE’ (1976), ‘ENSAIO SOBRE O TERMO DA HISTÓRIA’ (1994) e ‘IMPROVISAÇÕES SOBRE A IDEIA DE DEUS’ (2005).“ 



Do ÍNDICE: 

Sombras 
Enigmas 

II 
Nuvens 
Névoas 

III 
Encruzilhadas 
Trilhos 

IV 
Desenganos 
Destroços 

Nota do autor 
Glossário 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.