sexta-feira, 15 de maio de 2020
Política Internacional & Humor - 'CIA', de Siné - Lisboa 1974 - RARO;
Política Internacional & Humor - Um dos cartunistas mais inconformistas da imprensa mundial, com esta obra de grande difusão universal e de um humor sarcástico e certeiro, marcadamente de esquerda e antiamericano
'CIA'
de Siné
MONDAR editores
Lisboa 1974
Livro com 188 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da Apresentação:
"(...)
Foi nos fins dos anos 50 e durante um período de mais de quatro anos que Siné se celebrizou no 'EXPRESS', jornal então de esquerda que o deu a conhecer à França. Por essa altura Francois Mauriac tinha no jornal a sua cátedra, o 'Bloc Notes', onde cozinhava, ao tradicional gosto francês, saborosas receitas para pessoas bem intencionadas, proletários, papistas e socialistas. Mauriac ausenta-se em ferias de 62 e Siné, zeloso das boas ementas de Papá, senta-se na cátedra, dirigindo, como era inevitável, a cozinha à sua maneira. Pouco depois Siné publicava o libelo da sua demissão sob a campanha de pressões e protextos dos 'leitores franceses católicos', progressistas, burgueses, não violentos, racistas, reaccionários, republicanos e de quase toda a redacção do 'EXPRESS'. Desenha para a 'CLARTÉ', jornal dos estudantes, e passa a dirigir a revista planetária 'SINÉ-MASSACRE', editada pela Pauvert em 63, onde se faz representar, nas suas funções, junto de uma prancheta empunhando uma metralhadora em vez de uma caneta. Nove números saíram seguidos de nove processos, três por 'ofensas ao Presidente da República', dois por 'injúrias à Polícia', um por 'difamação', três por 'ofensas aos bons costumes'. Suprema glória: ser excumungado pelo Papa sem nunca ter sido católico! Siné, um dos desenhistas mais bem pagos da França, rompe com o satus quo, abandona o Mercedes e fica desempregado. Colabora esporadicamente com alguns periódicos de esquerda. Tocado pela vaga de contestação, passa a lutar lado a lado com os estudantes nas barricadas e produz uma nova revista 'L'ENRAGÉ', distribuída pelos estudantes na rua.
(...)
Difundida também numa edição em espanhoque com dedicatória a Fidel e publicada pela Pauvert em França a duas cores num formato de tamanho inferior ao nosso, a 'CIA' de Siné renasce para Portugal com uma capa nova. Alfins ajustes, e ei-lo cá, a imprimir o seu traço para riso dos mal dispostos e raiva dos infiltrados."
Ricardo Costa
Preço 37,50€;
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.