quarta-feira, 22 de abril de 2020

Angola & Literatura - 'REGRESSO ADIADO', de Manuel Rui (1.a edição) - Lisboa 1973 - MUITO RARO;




Angola & Literatura - A primeira edição do seu primeiro romance, uma obra marcante na carreira literária do autor


'REGRESSO ADIADO' - (1.a edição)
De Manuel Rui
PLÂTANO EDITORA
Lisboa 1973


Livro com 164 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.


Da badana:
"É possível detectar neste primeiro livro de um jovem escritor angolano qualidades que garantem desde já a presença de um Autor ao qual não são indiferentes nem os problemas sociais do mundo que conhece nem os problemas de linguagem que a transposição daquelas para uma outra realidade implicam.

Sentido de observação do quotidiano; senso de equilíbrio dos vários elementos que compõem cada conto e a obra como um todo; facilidade na descrição de ambientes que surgem com o necessário cunho de autenticidade; certeza na colocação da personagem em situação dramática e, ao mesmo tempo, na criação do conflito que a justifica; boa escrita, onde se observa, aqui e ali, um sabor estranho, mas revelando já o domínio de um estilo próprio; variedade de assuntos, subordinado a um tema central: a situação do homem marginal. O mulato, filho de branco aristocrático, isolado entre o negro que considera desprezível e o branco que o despreza; o estudante negro na Metrópole descobrindo uma civilização, temeroso das armadilhas que está lhe prepara; o branco analfabeto que chega a África e é explorado pelos outros brancos, embora acabe por se revelar o mais esperto, em contraponto com o branco que enriqueceu (aliás, pode ser a mesma personagem) e usa o seu triunfo como uma arma.

Manuel Rui utiliza preferentemente um traço subtil, a alusão que conduz o leitor à compreensão do assunto sem o forçar.

O livro é, no seu conjunto, um fresco onde perpassam várias experiências humanas de que o autor sublinha o forte sentido social."



Da contracapa:
" 'REGRESSO ADIADO' - É nas zonas de polivalência racial que se desenvolve uma teia de relações sociais a vários níveis e de vários matizes: culturais, económicos, linguísticos, históricos. E desse jogo de relações nascem, tecem-se, entretecem-se pequenas e grandes situações, não raro dramáticas. E não só, é evidente. Mas dramáticas não há dúvida que são quase todas senão todas as histórias de 'REGRESSO ADIADO'. No entretanto, dramático não é o processo literário assumido pelo autor, mas sim o da ironia.

A ironia, o humor, a sátira, um certo desdém, uma certa bonomia, uma certa e só aparente displicência. E desta ironia, deste humor, desta sátira, deste desdém se organiza um discurso que é uma comédia, uma grande e dolorosa comédia. Em que nós participamos. Não rindo, mas sofrendo. Sangrando. Por vezes de mãos crispadas. Em silêncio. E com vontade de protestar. Sim, algo chaplinesco vibra na transparência deste caos organizado. E a sua força dramática promana dessa participação indirecta do autor-narrador que dor-se-ia obscuro quando afinal se nos revela por inteiro comprometido com o destino deste mundo que incomoda."

Manuel Ferreira


O AUTOR:
"MANUEL RUI nasceu em Nova Lisboa - Angola em 1941. Aí concluiu os estudos liceais. A parir de 1961 passou a residir em Coimbra, em cuja Universidade se licenciou em Direito.

Actualmente exerce a profissão de advogado. Além de trabalhos esporádicos e dispersos por alguns jornais, é colaborador directo de 'Vértice' - revista de cultura e arte.

Tem publicados dois volumes de poemas:
- 'Poesia sem notícias';
- 'A ONDA'."




Do ÍNDICE:

ABERTURA
Por Manuel Ferreira

Dedicatória

- Mulato de sangue azul
- O aquário
- Com ou sem pensão
- Em tempo de guerra não se limpam armas
- O churrasco



Preço: 45,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.