segunda-feira, 16 de março de 2020

Angola & Literatura - 'KISSANGE', de Manuel Lima - Lisboa 2014;




Angola & Literatura - A primeira obra deste distinto académico que passou pelas hostes do MPLA e foi um dos fundadores do EPLA (Exército Popular de Libertação de Angola), antecessor das FAPLA


'KISSANGE' - 2.a edição
De Manuel dos Santos Lima
Edição UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)
Lisboa 2014


Livro com 30 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De difícil localização.


O AUTOR:
"MANUEL DOS SANTOS LIMA
Nasceu no Kuito (Bié, Angola) em 1935, filho de um funcionário público natural de S. Tomé, tendo concluído a escola secundária em Angola e vindo para Lisboa estudar Direito em 1952. Foi membro da CEI (Casa dos Estudantes do Império), onde conviveu ainda com a geração mais antiga. Na CEI foi publicado o seu primeiro livro - 'KISSANGE', figurando na Antologia de Poetas Angolanos. Na sua poesia transparece por vezes a influência de Neruda e Langston Hughes. Recebeu um prémio atribuído pela Sociedade Cultural de Angola em 1957 à peça de teatro 'A pele do Diabo'.

Como escritor participou no I Congresso Internacional dos Escritores e Artistas Negros em Paris, em 1956, e no Congresso Afro-Asiático de Escritores no Cairo, em 1962. Colaborou no Boletim 'MENSAGEM' da CEI, e em vários jornais e revistas.

Mobilizado para o exército colonial, em 1961 desertou, em Damasco, durante a viagem que o levou para prestar serviço militar em Goa. Aderiu ao MPLA em Rabat e seguiu para Léopoldville (Kinshasa), sendo nomeado comandante chefe do Exército Popular de Angola, cuja constituição dirigiu. Combateu na luta de libertação na Frente Norte até se afastar por dissidência. Tem uma brilhante carreira académica. É doutorado em Letras pela Universidade de Lausanne, tendo sido professor em França, no Canadá, no Brasil e em Portugal.

É autor de várias obras em poesia e prosa: 'KISSANGE' (1961); 'AS SEMENTES DA LIBERDADE' (1965); 'AS LÁGRIMAS E O VENTO' (1975); 'A PELE DO DIABO' (1975); 'OS ANÕES E OS MENDIGOS' (1984). As suas obras mais recentes retratam o período da guerra colonial e reflectem a visão pessoal dos políticos africanos e do próprio país no pós-independência. Desde então tornou-se opositor ao regime angolano e crítico em relação ao estado da nação.

É membro da União de Escritores Angolanos."



Do ÍNDICE:

O AUTOR

Dedicatória

- Quissange na noite
- Escravos
- Jornada
- África
- América



Preço: 15,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.