quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Angola & Literatura - 'DAQUI EM DIANTE SÓ HÁ DRAGÕES', de Angela Caires - Venda Nova 1988 - Raro;




Angola & Literatura - Do jornalismo para a Literatura, a autora descreve o ambiente colonial angolano do final da presença portuguesa por África


'DAQUI EM DIANTE SÓ HÁ DRAGÕES'
De Angela Caires
Edição Bertrand Editora
Venda Nova 1988


Livro com 196 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De difícil localização.
Raro.


Da badana:
" 'Chegaram aqui dentro de um caixote.'

É com está frase que começa o romance de Ângela Caires 'DAQUI EM DIANTE SÓ HÁ DRAGÕES'. Olhar sobre África, simultaneamente distanciado, irónico é humano, este livro constrói-se de fragmentações narrativas, e de vários níveis de discurso, revelando uma destreza fora do vulgar e um estilo bastante pessoal, marcado pela velocidade e pelo encanto da escrita.

Ângela Caíres vem do jornalismo e, de certo modo, este livro reflecte o desembaraço narrativo de quem 'trabalhou' a profissão e soube tirar dela os conhecimentos fundamentais. Mas há algo de maior alcance neste livro quase surpreendente pela frescura e pela facilidade de exposição: a utilização de um humor que, encaixando nos dramas e preocupações das personagens do livro, o faz avançar para zonas de fruição que são muito pouco habituais em obras que focam temas semelhantes.

Saudemos neste livro a desenvoltura, a liberdade do vocábulo, a história cómica e patética, a construção tão natural da frase, a quase euforia narrativa.

É o leitor terá o prazer da leitura."



A AUTORA: 
“Maria Ângela Moreira de Caires (Funchal, 31 de Agosto de 1939 — Mafra, 27 de Agosto de 2013) foi uma escritora e jornalista portuguesa. Trabalhou nas redacções dos jornais Sempre Fixe, Diário de Lisboa, O Jornal, Visão, O Inimigo. O Pasquim, Tribuna e Notícias de Lourenço Marques foram outros jornais em que escreveu.

Também colaborou, nos anos 60 do século XX, no jornal satírico Re-Nhau-Nhau, que se publicou no Funchal e foi a mais duradoura publicação periódica do género que se publicou em Portugal (entre 1929 a 1977).

Copywriter em várias agências de publicidade durante alguns anos, é ainda autora dos romances Daqui em diante só há dragões (de 1988, um romance cuja ação se passa no Ambriz, em Angola, antes das guerras de libertação, e que viria a dar origem à série televisiva O café do Ambriz, produzida e transmitida pela RTP) e O amante da Bela Otero (publicado em 1989).

Muito bom sobre um determinado tempo de vida no Ambriz.”


Preço: 25,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.