terça-feira, 3 de setembro de 2019

África - Nacionalismo & Cultura - ‘A NEGRITUDE - Dos mitos às realidades’, de José Montenegro - Braga 1967 - MUITO RARO;






África - Nacionalismo & Cultura - A negritude cultural, artística e literária no mundo, em África e nas colónias portuguesas de Angola e São Tomé e Príncipe 


‘A NEGRITUDE - Dos mitos às realidades’ 
De José Montenegro 
Editora PAX 
Braga 1967 


Livro com 200 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.
 

Da badana: 
“A publicação de ‘A NEGRITUDE - Dos mitos às realidades’ constitui na problemática sócio-cultural lusíada, uma presença que deve ser considerada excepcional. Pois que, pela primeira vez, um problema que fora analisado, visto, citado e falado, de passagem, ainda e quando fundamental - surge neste trabalho na dimensão justa da sua valia. Quer dizer: um problema que muitos responsáveis se excusaram, é apresentado na sua dimensão exacta, nas sus implicações, nas suas premissas litigantes ou nas suas conclusões - àqueles que pretendem estar actualizados nas alíneas diversas do terceiro mundo em que tivemos sempre assento a partir dos primeiros contactos com a África. 

José Montenegro, depois de concluir o curso de Letras na Universidade Pontifícia de Salamanca, foi para o Ultramar em dois processos sociológicos a ter em consideração: o de Angola e o de São Tomé. É essa experiência humana que dita o desejo de cursar uma Faculdade de Estudos Ultramarinos - O Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina -; é aí que, no final, escreve uma tese que agora pública.  

Do valor e actualidade do livro não falaremos. O leitor interessado será a última instância. Mas não podemos deixar de sublinhar a importância e a originalidade do ensaio. Mais: e a seriedade. Um espírito esclarecido, uma cultura fecundada em dois universitários distintos e em países diferentes, cultura em que a bibliografia exaustiva completa a experiência - formam o cerne do trabalho que uma inteligência lúcida pensou e executou. 

Por todos os motivos, ‘A NEGRITUDE - Dos mitos às realidades ‘ é um dos livros que honra a cultura portuguesa dimensionada ao espaço português. Mas do que a distinção e premiar um curso, vale o livro que agora, despido de falas universitárias, se dá ao juízo crítico. 

José Montenegro, autor do ensaio, escreveu o primeiro trabalho sistemático e crítico de um problema que está no centro da problemática contemporânea lusíada. Livro que interessa a todos os povos de língua e cultura portuguesa, porque nas suas páginas está a maneira de estar portuguesa - no mundo que o português criou e em grande parte, quase na sua totalidade, conserva.“ 
Amândio César 


Da Abertura: 
“Nasceu este livro do trabalho realizado para efeito de licenciatura no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina. A insistência de alguns amigos leva-nos a publicá-lo, o que fazemos conservando a totalidade, embora revista, do texto então apresentado. 

Esperamos possa servir para esclarecimento de um problema cujo interesse para o público português nos parece evidente, consideramo-lo, por outro lado, como uma homenagem ao Ultramar, a que nós achamos ligados.“ 


Apresentação: 
“Entre uma África que expulsa o branco e outra que discrimina contra o africano, a nossa doutrina de igualdade dos homens presta um notável serviço para a manutenção da paz.“ 
Adriano Moreira 



Do ÍNDICE: 

Abertura 

INTRODUÇÃO 

Capítulo I 
ANTECEDENTES 
1. O messianismo pan-africano dos negros a América 
2. Os trabalhos dos antropólogos europeus sobre África 

Capítulo II 
PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES 
1. Na América 
2. Na Europa 

Capítulo III 
FORMULAÇÃO TEÓRICA 
1. Contribuições ideológicas: Marxismo, Surrealismo e Existencialismo 
2. Sartre e o ‘Orphée Noi’ 
3. Présence Africaine 
4. Cheikh Anta Diop 
5. Os dois Congressos dos Escritores e Artistas Negros 

Capítulo IV 
BALANÇO DA NEGRITUDE: DOS SEUS COROLÁRIOS ÀS NOVAS REALIDADES NACIONAIS 
1. A diversidade da herança colonial 
2. Literatura: os dois principais campos de afirmação 
3. Política 
4. História 
5. Linguística 
6. O Festival Mundial das Artes Negras 

Capítulo V 
O CASO PORTUGUÊS: A NEGRITUDE EM FACE DO LUSO-TROPICALISMO 
1. ‘O modo português de estar no mundo’ 
2. A primeira afirmação da Negritude no Mundo Português (1942) 
3. A primeira atitude colectiva (1953) e sua reafirmação (1958) 
4. Situação presente 

CONCLUSÕES 

Bibliografia 
Índice onomástico 


Preço: 47,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.