terça-feira, 20 de agosto de 2019

África & Ultramar - 'ANGOLA - A ETERNA NAMORADA!', de Fernando Cunha Araújo - Vila Nova de Famalicão 2004 - RARO;



África & Ultramar - Angola descrita com uma grandiosa paixão e saudade por quem ali viveu e trabalhou no final da presença colonial portuguesa


'ANGOLA - A ETERNA NAMORADA!'
De Fernando Cunha Araújo
Prefácio de José Araújo
Edição Amores Perfeitos
Vila Nova de Famalicão 2004


Livro com 190 páginas e como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.


Da contracapa:
"Angola é, para quem a visita, um manancial de surpresas agradáveis. Desde as suas modernas cidades... (...), até às suas grandiosas paisagens; desde os seus lagoa, montanhas, florestas, savanas e praias até aos desertos sem fim, às altas serranias, aos rios caudalosos e às grandes cataratas tudo, neste território, é mais do que surpresa: é sonho. Nos imensos espaços da terra portentosa a natureza manda e impera. O homem, nestes horizontes infindos, adquire a sua própria dimensão. Em contacto com as várias 'nuances' do natural, frente à floresta, embrenhado na savança ou trilhando o deserto, o visitante sente-se outro homem - com noção estranha e única de liberdade e de grandeza, onde o quilómetro é medida obsoleta, insignificante... - Excerto de propaganda turística."


Da badana:
"Anoitecia. Na Portugália, Renato bebia o primeiro copo de cerveja em Luanda. E falava, excitado - quase num tom de oratória -, a propósito de um curto passeio que dera pela cidade:
- Não só pelo que observei durante a tarde, mas também de ouvi-lo agora, acho que já estou a gostar disto!
- Acha mesmo? - perguntou-lhe, irónico, Ciríaco Fonseca. - Ainda agora chegou e já fala como se tivesse nascido cá. Aguarde uma tempos, espere até que tenha andado um pouco por esta Angola imensa percorrendo algumas centenas de quilómetros num só dia. Quando tiver o privilégio de poder circular por estradas e picadas dos Dembos, visitar a Quibala, a Cela e passar pelo Alto Hama; viajar em serviço, sei lá..., por Caimbambo, Cubal, Ganda, Caála até Nova Lisboa, e quando ficar com a viatura atolada nalguma picada lamacenta, a partir daí - acredite - então amará um pouco esta terra! Se ouvir falar de cana de açúcar, lá mais para o sul, pergunte pela Catumbela, visite-a e, depois, percorra aquele asfalto até Benguela olhando para os lados da estrada: verá o que é verdura, e encantar-se-á com tamanha beleza! Mas se lhe surgir a possibilidade de passar por Quilengues, Gabela ou Samba Cajú, por exemplo e tiver a sorte de poder pernoitar numa fazenda - não importa que seja no lugar mais inóspito -, ainda que surpreendido pelas picadas dos mosquitos, no calor da noite, nessa altura Angola seduziu-o...e será a sua eterna namorada!..."




O AUTOR
"FERNANDO CUNHA ARAÚJO nasceu a 9 de Novembro de 1930, em Vila Nova de Gaia.
Quadro de seguros, na situação de reforma. Embarcou para Angola na segunda metade da década de cinquenta. Aí foi fustigado (estimulado) pelo bendito calor tropical, banhado por belas noites de cacimbo... E picado por mosquitos. Também tremeu... ao som de rajadas de metrelhadora, do Exo forte dos morteiros e dos obuses. Assistiu ao virar de página para a nova Angola - ainda assim colaborando e convivendo, agora com a nova geração de angolanos. Estava-se quase no limiar dos anos oitenta quando voltou a Portugal."



Preço: 27,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.