terça-feira, 18 de setembro de 2018

Guiné & Guerra do Ultramar - 'O BEIJO DA QUISSONDE', de Pedro Tinoco de Faria - Lisboa 2017 - Raro;






Guiné & Guerra do Ultramar - Um relato emocional dos conflitos armados nas ex-colónias africanas sob administração portuguesa e à coragem e abnegação do seu pai, capitão Paraquedista morto em combate


'O BEIJO DA QUISSONDE'
De Pedro Tinoco de Faria
Edição Fronteira do Caos
Lisboa 2017


Livro com 200 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização. 
Raro. 


Do PREFÁCIO
De Raul Folques:
"Um livro forte com passagens pelo último conflito ultramarino. É uma denúncia de políticos incompetentes que levaram os seus povos para lutas fratricidas. Uma reflexão profunda de um ser humano que retrata situações muito complexas do último conflito ultramarino mas igualmente das mais recentes missões das FA portuguesas em missão no estrangeiro.
Começo com um aviso - atenção, o livro que vão ler tem relatos e vivências arrepiantes. Frequentemente, ao longo da sua leitura, senti um frio desconfortável no estômago, noutras arrepios de pura emoção e até olhos húmidos de comoção sentida. É dos raros livros que se lêem dum só fôlego, juntando sequências brutais e outras de grande ternura e delicadeza, transportando o leitor na faixa em que a realidade e o sonho, por vezes o pesadelo, se tocam. É, ainda, uma denúncia. Acusação aos políticos venais e incompetentes e seus lacaios corruptos que, com leviandade, arrastaram populações, até aí pacíficas, para lutas cruentas que ainda se arrastam. É também um hino ao amor filial, uma homenagem sentida e única ao valoroso Militar que foi seu pai, o capitão Paraquedista Tinoco de Faria, caído, gloriosamente, pela Pátria, na Guiné Portuguesa e a sua Mãe que fez parte da legião imensa das mulheres que, durante a Guerra do Ultramar, sofreram em silêncio, com dignidade e inexcedível abnegação, as agruras que uma luta cruel impunha a suas famílias."



Da contracapa: 
“Lembrava-me de Mlado e de todos os Mlados na humanidade que sucumbem, lembrava-me das suas últimas palavras para mim ainda no Patriarcado, Volim te pumo Afonso (amo-te muito AFONSO). Senti um soluço na alma, senti uma dor profunda no meu ser, o som do violino de Mlado ecoou no vale é o sol despontou para se iniciar uma nova vida.” 

“Em noites de tempestade, António ensinava a Afonso o amor pelo mundo, pelas coisas, ensinava-o a amar-se e a dar-se sem limite aos outros, dizia-lhe o que era a justiça, a honra e a coragem: 
- Serás, se fores para os outros, ama como se o dia nunca acabasse e a noite nunca viesse, ama incondicionalmente a tua mulher, os teus filhos, os teus amigos e os teus inimigos. Está atento à maldade gratuita dos seres, está atento ao julgamento fácil e aos que falam muito e são tolos.“ 


O Autor: 
“PEDRO MANUEL CARDOSO TINOCO DE FARIA, nasceu em Lisboa, no dia 2 de Fevereiro de 1962. Filho de um oficial Paraquedista e de uma professora de geografia. Tragicamente fica órfão de pai aos 4 anos de idade, quando o seu progenitor, o capitão paraquedista Luís Tinoco de Faria, morre em combate na Guiné.

Pedro Tinoco de Faria, ingressa na Academia Militar em 1982, para o curso de infantaria. Em 1988, ingressa no Regimento de Comandos. Posteriormente com a extinção do Regimento de Comandos, opta pela passagem para o Corpo de Tropas paraquedistas, onde em Outubro de 1983 frequenta o 175.* Curso de Paraquedismo. 

Cumpriu missões na Bósnia, Kosovo, Timor-Leste e Afeganistão. Passou à reserva em 2004 com o posto de tenente-coronel e, posteriormente, à reforma. É pai de três filhos, Catarina, Sasa e Pedro Miguel. Trabalha na área da formação de pessoas e empresas como treinador de plasticidade cerebral, na criação de novos hábitos de comportamento, linguísticos, de pensamento e emocionais. Como ele mesmo afirma, um Soprador de Brasas de cérebros bloqueados e presos em palavras.



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO, do coronel tirocinado Raúl Folques 
PREFÁCIO, do embaixador António Manuel Tânger Correia 
Declaração do Autor 

- O beijo da Quissonde 
- A hora dos mágicos cansaços 
- A morte da Quissonde 
- Ilhas com árvores 
- O ser que existe 
- Maria 
- O Afonso vassoura 
- O contador de histórias 
- Julião e o menino 
- Amor imagem 
- Dono de si 
- O casamento do soldado 
- O corredor da morte 
- Alma 
- O café de Andric 
- Dobro Dosli 
- O campo dos melros 
- A consciência da soberania 
- Papoilas brancas 
- Júlia 
- Voa voa 
- A luz 
- O amor do Louva-a-Deus 
- A eternidade é hoje 

Bibliografia 
Notas Biográficas 


Preço: 32,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.