segunda-feira, 16 de julho de 2018

Caça & Portugal - ‘CAÇADAS AOS JAVALIS’, de Dr. Framar - Guarda 1959 - MUITO RARO;





Caça & Portugal - Uma obra em que o autor relata as inúmeras batidas que em conjunto com os amigos caçadores foi fazendo pelas matas do Sabugal 


‘CAÇADAS AOS JAVALIS’ 
De Dr. Framar - Francisco Maria Manso 
Edição do autor 
Guarda 1959 


Livro com 96 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


O autor, exímio e dedicado caçador, relata as inúmeras batidas realizadas aos javalis, linces e lobos nas matas da área do Sabugal nas décadas de 20 e 30 do século passado, na zona da actual Reserva Natural da Serra da Malcata. 

Médico de formação, com consultório na Guarda, foi militar com a patente de tenente de cavalaria e após a retirada da vida castrense, foi médico municipal e Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, além de Presidente do Grémio da Lavoura. 


SINOPSE:
“Todas as primaveras, pela semana santa, no quarto crescente, o Dr. Francisco Maria Manso, de Aldeia do Bispo, médico de profissão, com consultório no Sabugal, levava uma centena de homens a caminho da Serra das Mesas para as famosas caçadas aos javalis.


‘CAÇADA AOS JAVALIS’, do Dr. Framar 
As campanhas, realizadas nos anos 30 e 40 do século transacto, reuniam gente ilustre e pessoas do povo, numa irmandade de circunstância. Uns iam de espingarda aperrada, prontos a dar fogo sobre os porcos monteses, outros seguiam de pau armado, para servirem de batedores, e meia dúzia de populares iam contratados para a logística. Dezenas de cães e alguns cavalos e burros carregados de mercadorias completavam a comitiva que cedo se metia por cerros e vales. As caçadas eram uma autêntica campanha militar, sujeita a duras regras, impostas pelo comandante e organizador do evento. Mas também forneciam momentos de folguedo, com reuniões à volta da fogueira, degustando suculentas refeições, bebendo cabonde e contando anedotas e façanhas. 

Mas para o comandante Francisco Maria Manso, as caçadas eram sobretudo um exercício de puro prazer e de exercitação, como se de um treino para uma guerra se tratasse. No seu livro ‘CAÇADA AOS JAVALIS’, que escreveu sob o pseudónimo Dr Framar, deixa apontamentos de grande valia para a história das montarias em Portugal. Neles fica claro que as caçadas se não resumiam ao gosto de andar em busca de javalis, linces e lobos. Também havia os prazeres nos movimentos auxiliares, com as deslocações da caravana, o consumo das refeições e as dormidas no cabanal anexo ao lagar da Quinta do Major, no coração de medronheiros e urzes que povoam a floresta da Marvana. 

Um livro antigo e raro, apenas disponível em colecções particulares.”


Preço: 67,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.