‘ADEUS, NIASSA - Treze dias por Moçambique’
De Maurício Bergstein
Edição Estúdio Didáctico
Lisboa 2014
Livro com 284 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
Da contracapa:
“Um livro estimulante, revelador e desafiador que nos leva a pensar... Niassa continua a ser a linha do horizonte que nunca é alcançado, o lugar utópico a que não se chega, o sonho que se desvanece.”
Miguel Angel Campodónico
“Comporto todo o amor por África que destila o livro.”
Javier Reverte
“Jules Verne poderia muito bem ter-se inspirado nesta aventura como uma fonte para uma das suas viagens imaginárias.”
Prof. René Pélissier
“ ‘ADEUS, NIASSA’ recorda a odisseia de três viajantes - dois uruguaios e um português - que empreendem uma viagem à remota reserva do Niassa, envolvida durante o conflito bélico que arrasou Moçambique e é hoje custodiada por catorze mil elefantes.
A incursão em pequenas povoações remotas, a surpresa dos seus habitantes quando veem irromper no seu território uma furgoneta descomunal e a alegria de dezenas de crianças - a quem oferecem materiais escolares - que não sabem para que serve uma caneta embora passem a fazer parte da viagem através desse mar de aldeias que é o Moçambique profundo.
A realidade do país vai impondo o seu próprio ritmo a um percurso cheio de incertezas. 250 mil minas terrestres por desactivar disseminadas pelo território, misteriosas cerimónias em povoações cujos nomes não aparecem no mapa, permitem ao autor refletir sobre o ato de viajar e o seu escorregadio significado.“
O AUTOR:
“MAURÍCIO BERGSTEIN - Montevideo, 1961
Viajante por vocação e hábil cronista das suas aventuras, Bergstein é pioneiro num género pouco cultivado no Uruguai: a literatura de viagens. Os seus livros são muito mais que crónicas: refletem o assombro do seu olhar aliado a uma curiosidade insaciável e sobretudo a uma abertura face ao desconhecido.
- Em ‘PÁGINAS DE ARENA’ (2000), premiado no Concurso Uruguaio de Literatura, o autor narra a travessia do deserto do Sáara em cima de um camião que o levou da Nigéria a Marrocos.
- ‘LA FIESTA DE LOS DIOSES’ (2001) recorda a sua passagem pela Índia, Nepal e Indonésia, enquanto ‘LA SOLEDAD DEL MERCENARIO’ (2003) conta a sua estadia em Inglaterra e o salto para a África Negra: Zimbabué, Botsuana, o delta do Okavango e o Malawi.
Para além dos seus relatos de viagens, Maurício Bergstein publicou dois livros de poesia:
- ‘LUNA DE PAPEL’ (1982) e ‘LA ÚLTIMA NOCHE’ (1987).
Participou na mostra narrativa fantástica ‘EXTRÃNOS Y EXTRANJEROS’ (1981) e na antologia ‘CUENTOS’ (1988). Foram publicados textos seus no ‘El País Cultural’, ‘El Observador’, ‘Greffiti’ e ‘Relaciones’.”
Do ÍNDICE:
Dia 1
- África já não existe
Dia 2
- Não tínhamos nada a não ser slogans
Dia 3
- Bob Marley na Praça Vermelha de Moscovo
Dia 4
- Tabonga maningue
Dia 5
- Uma estranha fila de pedras... e de pessoas
Dia 6
- Dê-me tudo
Dia 7
- O Imperador do Zambeze
Dia 8
- Inventámos Niassa
Dia 9
- Escola ou selva
Dia 10
- Perdoa-nos, Obdulio
Dia 11
- Vudu e feiticeiros
Dia 12
- A pasta prateada
Dia 13
- Três embusteiros
Calofão
Fontes consultadas
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.