quinta-feira, 14 de junho de 2018

São Tomé e Príncipe & Ultramar - ‘EQUADOR’, de Miguel Sousa Tavares - Lisboa 2013;






São Tomé e Príncipe & Ultramar - O autor centrou o cenário da sua obra neste arquipélago para relatar as tensas relações entre as colónias portuguesas de África e o reino na Europa, onde os donos das roças dispunham dos empregados com trabalho duro e quase escravo apesar da sua abolição 


‘EQUADOR’ 
De Miguel Sousa Tavares 
Edição Clube dos Autores 
Lisboa 2013 


Livro com 510 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 


Da badana: 
“Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de São Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida.

‘EQUADOR’ é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das Colónias. 

É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance.“ 


Da contracapa: 
“Um grande romance, uma epopeia destinada a ficar na história de literatura europeia.”
‘La Nazione’ - Itália 

“Um romance que todos os leitores desejam um dia ler. Uma história que se lê de um fôlego.“ 
‘ABC’ - Espanha 

“EQUADOR absorve-nos e deixa-nos perplexos.” 
‘Het Finnacieele Dagbland’ - Holanda 

“Um olhar cinematográfico, no qual palavra e imagem se casam, História e ficção se entrelaçam.” 
‘O Globo’ - Brasil 

“O caso literário do ano.” 
‘Il Sole 24 Ore’ - Itália 


O AUTOR: 
“MIGUEL SOUSA TAVARES estudou direito e Jornalismo, começando por trabalhar em ambas as áreas. Viria depois a trocar a advocacia pelo jornalismo e, mais tarde, o jornalismo pela escrita literária e pelo comentário. Trabalhou em jornais, revistas e televisão, tendo conquistado diversos prémios como repórter, entre os quais o Grande Prémio de Jornalismo do Clube Português de Imprensa e o Tucano de Ouro, 1.* Prémio de Reportagem televisiva do Festival de Televisão e Cinema do Rio de Janeiro. Seria um dos fundadores da revista GRANDE REPORTAGEM, que dirigiu durante dez anos, tornando-a uma marcando referência no panorama jornalístico português. Como comentado político, mantém, de há vinte anos para cá, uma presença constante - hoje na SIC e no jornal EXPRESSO - onde a sua reconhecida independência arrasta fiéis e acumula inimigos. 

Depois de incursões no domínio da literatura infantil e de viagens, estreou-se no romance em 2003, com EQUADOR, que vendeu mais de 400.000 cópias em Portugal, estando ainda traduzido em 11 línguas e editado em cerca de 30 países, com adaptação televisiva em Portugal e Brasil. Atingiu os tops de venda no Brasil e venceu a 25.* edição do Prémio Literário Grinzane Cavour para o melhor romance estrangeiro publicado em Itália.“ 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.