segunda-feira, 21 de maio de 2018

Angola & Religião - ‘CABINDA - Percurso histórico de uma Igreja entre Deus e César (1975-2012)’, de Raul Tati - Cascais 2013 - Muito Raro;











Angola & Religião - Uma obra sobre a evolução das relações entre os nacionalistas de Cabinda, a Igreja e o Estado angolano com o governo de Luanda do MPLA 


‘CABINDA - Percurso histórico de uma Igreja entre Deus e César (1975-2012)’ 
De Raul Tati 
Prefácio de Manuel de Sousa Falcão 
Edição do autor 
Cascais 2013 


Livro com 406 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


SOBRE O LIVRO: 
“No livro Raul Tati, recupera um conjunto de documentos de inegável valor histórico para a vida da diocese e de todos os interessados na questão de Cabinda para além de através deles se manifestar a vontade e intenção de se erguer o enclave no conjunto das nações.

Escrito por um dos mais destacados protagonistas da história recente de Cabinda, ‘CABINDA - Percurso histórico de uma igreja entre Deus e César (1975-2012)’ levanta factos, apesar de muitos deles serem vergonhosos, que apresentam ao leitor o calvário que caracterizou a criação da diocese de Cabinda até a nomeação de um bispo não autóctone.

O livro com cerca de 400 páginas traz à superfície, documentos reveladores do percurso de uma igreja marcada por interferências políticas e como escreveu o próprio autor: aqui vão , pois, factos históricos escritos por esse povo e por essa igreja com suor e sangue, em paginas que constituem esteio para a compreensão da dinâmica histórico-existencial do homem.

A obra foi inspirada pelo já falecido padre João de Brito Mayamba monteiro, antes da detenção do sacerdote em Março de 2010, na sequência do ataque da FLEC a selecção de futebol do Togo.

Revela a confissão do núncio apostólico Angelo Beccio ter admitido a introdução de homens armados nas eucaristias para a protecção de bispos e de sacerdotes e revela igualmente o papel da igreja na libertação de alguns cidadãos portugueses e o protagonismo politico do clero de Diocesano na questão de Cabinda.” 


Do PREFÁCIO: 
“ ‘CABINDA - PERCURSO HISTÓRICO DE UMA IGREJA ENTRE DEUS E CÉSAR (1975-2012)’ è um livro escrito por um dilecto filho de Cabinda com um amor imenso a esta terra de dor e sangue. A luta, independentemente da sua forma de expressão (sempre determinada pela surdez intencional do traiçoeiro adversário), que o povo de Cabinda trava pela sua dignidade e pela recuperação dos seus direitos inalienáveis, a partir da publicação deste documento possui mais um surpreendente auxílio, que alguma vez será bálsamo, outra tónico e vontade de vencer. Em plataforma diversa, participação na substância de um diálogo desejado conseguido, da negociação preferida e da resolução que promova o fim de um conflito, sob todas as perspectivas de análise, injusto.“ 
Manuel de Sousa Falcão, in PREFÁCIO 


O AUTOR: 
“RAUL TATI nasceu na cidade congolesa de Ponta Negra a 1 de Março de 1963, sendo seus pais Cabindas e membros das linhagens reais de Ngoyo (a mãe) e de Ba-Kuakongo (o pai). 

O pai, Francisco André Tati (1924-2008), foi o último herdeiro legítimo do trono real dos Ba-Kuakongo. O autor foi ordenado sacerdote católico a 8 de Dezembro de 1991 e dispensado do ministério pelo Papa Bento XVI em Abril de 2011, tendo contraído matrimónio em Dezembro do mesmo ano. É doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsina de Roma, foi Vigário-Geral da Diocese de Cabinda e reitor do Seminário Maior de Filosofia (1999-2005).

Em 2010 foi detido pelo regime angolano e esteve encarcerado durante onze meses por razões políticas. Foi declarado ‘Preso de Consciência’ pela Amnistia Internacional no mesmo ano. 

Actualmente é professor universitário e activista político em Cabinda, sendo autor da obra ‘CRISE AFRICANA E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO EM ÁFRICA - Pertinência e implicações Étnico-Antropológicas’. Defende a emancipação política do território de Cabinda por via da autodeterminação.“ 



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO 
PRÓLOGO 

Primeira Parte 
NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR 
Capítulo I 
- Um Documento Histórico 
Capítulo II 
- Releitura hermenêutica do Documento 
Capítulo III 
- O Exílio e a Diáspora 
Capítulo IV 
- A Igreja que ficou 

Segunda Parte 
A CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CABINDA 
Capítulo V 
- O Padre Paulino Madeca é eleito Bispo 
Capítulo VI 
- Vaticano condiciona criação de Diocese 
Capítulo VII 
- É criada a Diocese de Cabinda 
Capítulo VIII 
- Desafios difíceis 
Capítulo IX 
- A dinâmica duma Igreja comprometida com a justiça e com a verdade 
Capítulo X 
- A visita de Sua Santidade João Paulo II 
Capítulo XI 
- Novos desenvolvimentos do problema de Cabinda 
Capítulo XII 
- O meu consulado como Vigário-Geral 

Terceira Parte 
A FUMAÇA DE SATANÁS 
Capítulo XIII 
- A polémica sucessão do primeiro Bispo de Cabinda 
Capítulo XIV 
- D. Filomeno é rejeitado em Cabinda 
Capítulo XV 
- O ano da vingança 

Quarta Parte 
A REVIRAVOLTA 
Capítulo XVI 
- A tomada de posse 
Capítulo XVII 
- O fenómeno Lubunbunu 
Capítulo XVIII 
Capítulo XIX 
- É decretado o ‘Estado de Emergência’ na Diocese 
Capítulo XX 
- Visita do Cardeal Ivan Dias 
Capítulo XXI 
- A morte misteriosa de D. Paulino Madeca, primeiro Bispo de Cabinda 
Capítulo XXII 
- Visita apostólica de Bento XVI 
Capítulo XXIII 
- A morte de um ícone da Igreja de Cabinda 
Capítulo XXIV 
- Suspensão e expulsão da residência canónica 

Quinta Parte 
UM PADRE ‘TERRORISTA’ NAS MASMORRAS DO REGIME 
Capítulo XXV 
- A detenção 
Capítulo XXVI 
- O Vaticano dispensa três sacerdotes de Cabinda 

EPÍLOGO 
Apêndice 
- Quadro dos sacerdotes diocesanos de Cabinda 
Cronologia 
Anexos 


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.