quarta-feira, 30 de maio de 2018

Guiné-Bissau & PAIGC - ‘MEMÓRIAS E DISCURSOS’, de Luís Cabral - Lisboa 2014 - Muito Raro;











Guiné-Bissau & PAIGC - Uma recolha de intervenções do irmão de Amílcar Cabral, que foi o primeiro Presidente da República, derrubado por um golpe no interior do próprio partido, por Nino Vieira em Novembro de 1980 


‘MEMÓRIAS E DISCURSOS’ 
De Luís Cabral 
Pesquisa, Seleccção de textos e organização, Ângela Sofia Benoliel Coutinho 
Prefácio de Comandante Pedro Pires 
Prólogo general António Ramalho Eanes 
Lisboa 2014 


Livro com 296 (280 + 18) páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


SINOPSE: 
“Nesta obra, estão reunidos textos não publicados de autoria de Luís Cabral, primeiro Presidente da República da Guiné-Bissau, redigidos na década de 2000, tendo sido desejo da viúva e dos filhos que fossem dados a conhecer ao público em geral. 

Trata se sobretudo de um relato detalhado na primeira pessoa dos acontecimentos mais marcantes que ocorreram de 20 de Janeiro de 1973, data do assassinato do seu irmão e líder do P.A.I.G.C. (Partido Africano para a Independência da Guiné Bissau e de Cabo Verde), Amílcar Cabral, até ao dia 24 de Setembro do mesmo ano, data da proclamação da independência da Guiné Bissau. 

A estes textos juntaram se 22 discursos, mensagens e textos de Luís Cabral produzidos e/ou proferidos entre 1973 e 1980, sobretudo na qualidade de Presidente do Conselho de Estado da República da Guiné Bissau. De entre eles, destacam-se: 
– o discurso pronunciado aquando da proclamação da independência da Guiné Bissau, na qualidade de Secretário Geral adjunto do P.A.I.G.C. e de Presidente do Conselho de Estado eleito do novo país independente;
– um texto elaborado por si por ocasião da abertura das negociações com o governo português com vista ao reconhecimento da independência da Guiné Bissau, após o golpe de Estado perpetrado em Portugal a 25 de Abril de 1974; 
- o discurso proferido aquando da cimeira de Bissau, em 1978, quando se deu o primeiro encontro oficial entre o Presidente da República Portuguesa, General Ramalho Eanes e o Presidente da República Popular de Angola, Dr. António Agostinho Neto.

Inseriram se também excertos de uma entrevista concedida em Fevereiro de 2000 à organizadora do volume, que, em tom coloquial, versa mais sobre a socialização familiar, incidindo sobre variados aspectos da vivência nas sociedades coloniais cabo verdiana e guineense na segunda metade do século XX. 

Contém ainda um prefácio de autoria do antigo Presidente de Cabo Verde, comandante Pedro Pires, e um prólogo do General Ramalho Eanes.

Luís Severino de Almeida Cabral nasceu em Bissau a 10 de Abril de 1931 e o seu nome surge de forma consensual nas diferentes versões sobre a fundação do PAIGC (Partido Africano para a Libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde), em 1956, dirigido até 1973 pelo seu irmão, Amílcar Cabral. Durante todo o período da luta de libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, conduzida pelo PAIGC, Luís Cabral assumiu responsabilidades ao mais alto nível, tendo sido sempre membro das estruturas máximas de direcção partidária.

Foi o primeiro Chefe de Estado da República da Guiné-Bissau, de 1973 a 1980, sendo que o seu segundo mandato presidencial foi interrompido por um golpe de Estado militar perpetrado em Novembro de 1980 por João Bernardo (Nino) Vieira. Esteve então detido durante cerca de um ano, período após o qual partiu com a família para o exílio, em Cuba. Ao deixar este país, a família teve uma breve estada em Cabo Verde e a partir de 1984 instalou-se em Portugal, onde Luís Cabral faleceu a 30 de Maio de 2009.   

A obra foi apresentada pelo General Ramalho Eanes.”


SOBRE O LIVRO: 
“ ‘MEMÓRIAS E DISCURSOS de Luís Cabral’, inclui um texto inédito e a última entrevista do primeiro Presidente da República da Guiné-Bissau.

Após a morte de Luís Cabral, em 2009, a sua mulher, Josefina, contactou Ângela Coutinho, que investiga há anos os dirigentes do PAIGC e fez um doutoramento sobre o tema, para que esta avaliasse o interesse em publicar aquele texto.

"Achei que o texto tinha, de facto, interesse, para já porque [é] um testemunho de um ator histórico, ainda mais uma pessoa que esteve em posição de direção ao mais alto nível, neste caso do movimento de libertação", considerou a investigadora.

O texto em questão refere-se ao período de 1973, marcado pelo assassinato de Amílcar Cabral, irmão de Luís Cabral, e pela declaração unilateral de independência da Guiné.

O texto tinha também interesse porque "traz alguns elementos novos, sobretudo em relação ao processo que levou ao assassinato" de Amílcar Cabral". Nele, Luís Cabral detalha os "problemas de relacionamento" entre o PAIGC e a Guiné-Conacri e "responsabiliza o general Spínola, de forma muito aberta", pelo assassinato do irmão. É verdade que tal acusação já tinha sido feita antes, mas "é interessante ver que, passados 30 anos, ele volta a afirmar isso", realça Ângela Coutinho.” 


LUÍS CABRAL
PRIMEIRO PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU INDEPENDENTE
“Luís Severino de Almeida Cabral (Bissau, 11 de abril de 1931 Torres Vedras, 30 de maio de 2009) foi o primeiro presidente da Guiné-Bissau. Ocupou o cargo de 1973 a 1980, quando foi deposto por um golpe de estado militar. Ironicamente, ele morreu poucos meses após o assassinato brutal de seu rival Nino Vieira por facções extremistas em 2009.” 



Do ÍNDICE: 

APRESENTAÇÃO 
NOTA DE INTENÇÃO 
LEMBRANDO O MEU CAMARADA E AMIGO, LUÍS CABRAL 
Por Comandante Pedro Pires (Praia, Abril de 2014) 
PRÓLOGO 
Pelo general António Ramalho Eanes 

INTRODUÇÃO 
- Nota biográfica 
- A gestão das áreas Libertadas 
- A Guiné-Bissau independente - alguns dados relativos aos primeiros anos 
- O golpe de estado de 1980 em Bissau - alguns elementos para análise 

Carta enviada por Maria Helena de Vilhena Rodrigues Cabral transmitindo um recado de Amílcar Cabral  (23 de Novembro de 1969) 


TEXTOS INÉDITOS 
- Discurso pronunciado na Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, em Medina do Boé, na qualidade de Presidente do Conselho de Estado, aquando da proclamação da independência da República da Guiné-Bissau (24 de Setembro de 1973) 
- A nossa força é uma força moral e política mas ela é também uma força material (25 Maio 1974)
- Discurso proferido na abertura da segunda sessão plenária da Assembleia Nacional Popular (Abril de 1975) 
- Discurso proferido no banquete de encerramento dos trabalhos de criação da C.E.D.E.A.O. em Lagos, Nigéria (Maio de 1975) 
- Discurso pronunciado aquando da visita oficial do Presidente da Gâmbia Dawda Jawara (Julho 1975) 
- Discurso dirigido aos jovens participantes no Campo Agro-Politíco de Bolama (Agosto de 1975) 
- Discurso dirigido aos jovens cabo-verdianos participantes no Campo Agro-Político de Bolama (Setembro de 1975) 
- Visita Oficial a Cabo Verde (Março de 1976) 
- Discurso pronunciado aquando da visita oficial do Presidente Agostinho Neto à Guiné-Bissau (Março de 1976) 
- Discurso pronunciado no Dia dos Heróis Nacionais (20 de Janeiro de 1977) 
- Discurso pronunciado aquando da realização do III Congresso do P.A.I.G.C., em Bissau (Novembro de 1977) 
- Mensagem do Presidente Luís Cabral aos portugueses à partida para a visita oficial a Portugal / Excertos de declarações pronunciadas durante a visita oficial a Portugal (Janeiro de 1978) 
- Discurso pronunciado no Dia Internacional do Trabalhador, em Contubel, localidade da região de Bafatá (1 de Maio de 1978) 
- Discurso pronunciado aquando da realização da Cimeira de Bissau (Julho de 1978) 
- Discurso pronunciado aquando da visita oficial a Moçambique (Julho de 1978) 
- Discurso de Luís Cabral proferido no banquete oferecido ao General Ramalho Eanes aquando da sua visita oficial à Guiné-Bissau (Fevereiro de 1979) 
- Discurso pronunciado aquando da visita oficial do Presidente Manuel Pinto da Costa à Guiné-Bissau (Outubro de 1979) 
- Discurso do fim de ano de 1979 
- Discurso pronunciado no banquete oferecido ao Presidente Leopold Sédar Senghor aquando da sua visita oficial à Guiné-Bissau (Fevereiro de 1980) 
- Discurso proferido por ocasião da comemoração do sétimo aniversário da independência da Guiné-Bissau, numa recepção oferecida aos dirigentes do P.A.I.G.C. e do Estado e ao corpo diplomático acreditado em Bissau (Setembro de 1980) 
- Mensagem de exortação à participação popular na discussão do ante-projecto constitucional (Outubro de 1980) 
- Entrevista de Luís Cabral concedida a Ângela Sofia Benoliel Coutinho (Miraflores, 10 de Fevereiro de 2000) 


Preço: 52,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.