‘ANGOLA: DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA RECENTE’
De Drumond Jaime e Helder Barber
Edição dos autores
Luanda 1999
Livro com 384 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Do ÍNDICE:
Do ÍNDICE:
Agradecimentos
PREFÁCIO
Por Rosa Cruz e Silva - Directora do Arquivo Histórico de Angola
INTRODUÇÃO
Por Hélder Barber e Drumond Jaime
1. - HOLDEN ROBERTO
Presidente da FNLA, Frente Nacional de Libertação de Angola, uma frente nascida da união ente a UPA, União dos Povos do Norte de Angola, de que foi um dos líderes, e do PDA, Partido Democrático Angolano de Emanuel Kuinzica.
2. - LÚCIO LARA
Um dos fundadores do MPLA, Movimento Popular de Libertação de Angola, companheiro de Agostinho Neto, de quem se tornou o principal conselheiro.
3. - ANDRÉ FRANCO DE SOUSA
Apresenta-se como único fundador vivo do MPLA, antigo dirigente da Liga Nacional Africana.
4. - MARIA DO CARMO MEDINA
Advogada, defensora de alguns réus no conhecido ‘Processo dos 50’, em que foram julgados nacionalistas angolanos acusados de subversão e traição à pátria.
5. - JOAQUIM PINTO DE ANDRADE
Ex-Padre, preso sob a acusação de traição à pátria, irmão de Mário Pinto de Andrade, uma das principais figuras do nacionalismo angolano, fundador do MPLA, primeiro Presidente de Honra do MPLA e mais tarde um dos responsáveis pela Revolta Activa.
6. - JOÃO VIEIRA LOPES
Militante do MPLA desde os anos 60, esteve envolvido no processo interno do movimento conhecido por Revolta Activa.
7. - CARLOS BELLI BELO
Militante do MPLA com bastante influência no movimento estudantil dos anos 60, militou inicialmente na UPA, União dos Povos do Norte de Angola, em Leopoldville.
8. - DANIEL CHIPENDA
Militante do MPLA, envolvido na Revolta do Leste.
9. - JOÃO CÉSAR CORREIA
Homem de ligação entre o Presidente da FNLA, Holden Roberto, e o cónego Manuel das Neves. Esteve envolvido nos levantamentos do Norte de Angola.
10. - MIGUEL N’ZAU PUNA
Um dos fundadores da UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, de que chegou a ser o secretário-geral.
11. - JAKA JAMBA
Militante da UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, foi um dos integrantes do governo de transição por aquele movimento e do qual já foi secretário para a Educação e Cultura.
12. - ADRIANO MOREIRA
Ministro do Ultramar em 1961.
13. - PEDRO JÚLIO PEZARAT CORREIA
Militar português que esteve em Angola no âmbito da guerra colonial. Pertenceu mais tarde ao Movimento das Forças Armadas.
14. - ANTÓNIO SILVA SOARES CARNEIRO
Militar português, chefiou o corpo de Comandos portugueses que operou contra a guerrilha no Leste de Angola, a frente aberta por guerrilheiros angolanos; foi Governador do distrito de Luanda atingiu o cargo de secretário-geral do governo de Angola no período de transição para a Independência.
15. - MANUEL FREIRE THEMUDO BARATA
Militar português, foi chefe militar do distrito de Cabinda, onde combateu a guerrilha dos independentistas de Cabinda: a FNLA e o MPLA.
16. - ÁLVARO CUNHAL
Líder do Partido Comunista Português, teve influência ideológica na formação dos movimentos de libertação das colónias portuguesas.
17. - ROSA COUTINHO
Almirante da Marinha portuguesa, foi o primeiro prisioneiro português da FNLA; chegou a ocupar o cargo de Alto-Comissário para Angola.
18. - MARECHAL COSTA GOMES
Militar português, foi chefe máximo das Tropas portuguesas em Angola: foi Presidente da República portuguesa depois de 25 de Abril de 1974.
19. - BERNARDO PINTO MAKAPA
Guerrilheiro da UPA, foi um dos principais protagonistas do levantamento de 15 de Março de 1961, no norte de Angola.
20. - OVÍDEO ANDRADE MELO
Primeiro Cônsul-geral do Brasil em Angola.
21. - RAFAEL MORACEN LIMONTA
Militar cubano, juntou-se à guerrilha do MPLA no Congo-Brazzaville em 1965, ao abrigo do acordo firmado entre aquele movimento e a República de Cuba, representada por Ernesto Che Guevara, tendo regressado a Angola após a independência.
22. - JORGE RISQUET
Militar cubano, acompanhou Che Guevara junto da guerrilha do ex-Congo Belga em 1964. Regressou a Angola ao abrigo da Operação Carlota, que visou impedir que os exércitos sul africano e zairense, em conjunto com a UNITA e a FNLA, chegassem a Luanda ante de 11 de Novembro de 1975, data prevista para a proclamação da independência.
23. - Siglas
24. - CADERNO FOTOGRÁFICO
Preço: 0,00€; (Indisponível)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.