segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

África & Portugal - Literatura - ‘BAÍA DOS TIGRES’, de Pedro Rosa Mendes - Lisboa 1999;





África & Portugal - Literatura - Um romance em que a literatura de viagens se mistura com história contadas e com o reavivar da própria história dos exploradores portugueses nos territórios de Angola a Moçambique, passando pelo famoso Mapa-cor-de-Rosa e a Conferência de Berlim...



‘BAÍA DOS TIGRES’ 
De Pedro Rosa Mendes 
Edição Dom Quixote 
Lisboa 1999 


Livro com 394 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
 

Da NOTA: 
“Este é um livro sobre coisas simples: a tranquilidade do medo e a vitalidade da morte. Em Junho de 1997 aterrei em Luanda com a intenção de atingir Quelimane por terra. A razão para tal projecto era a mais nobre de todas, ou seja, nenhuma em especial. Estas páginas são o atlas para ler essa travessia: a cartografia afectiva de uma rota cujos locais têm rosto de gente e onde espaço e tempo são as coordenadas que mais mentem. 
Avisaram-me todos: a guerra permanecia nessa latitude. Houve baixas entre os companheiros de estrada. 
O meu regresso também não estava prometido.” 


Da contracapa: 
“Em 1997, Pedro Rosa Mendes propôs-se realizar uma viagem impossível: a travessia do continente africano, por terra, ‘De Angola à Contracosta’. 
Tratava-se pois de cumprir o famosíssimo trajecto de Capelo e Ivens, um século depois, muitas guerras depois, através de estradas já mortas e campos semeados de minas. Este livro não se resume ao relato dessa aventura. Ele constrói-se a partir das histórias, narraras na primeira pessoa, dos extraordinários personagens que Pedro Rosa Mendes descobriu.
Heróis anónimos, habitantes dos limites da vida, e também monstros, estranhos monstros, reinventando o horror no seu vasto território de sombras. 
Portugal precisava de um livro como este. Um livro capaz de justificar todo um passado comum de errância pelo mundo e de renovar a chamada literatura de viagens. Neste caso, grande literatura.“ 
José Eduardo Agualusa 


O AUTOR: 
“PEDRO ROSA MENDES 
Nasceu em 1968 em Cernache do Bonjardim, iniciou a carreira de jornalista em 1988, em Coimbra, e integrou a equipa fundadora do ‘PÚBLICO’ no ano seguinte. Foi correspondente do jornal em Luanda. Como repórter do ‘PÚBLICO’ e, mais tarde, da revista ‘VISÃO’, cobriu vários conflitos em Angola, Ruanda, Zaire/RDC, Sahara Ocidental, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Afeganistão e ex-Jugoslávia (recebeu o prémio Bordado de imprensa no ano 2000). Foi delegado da agência Lusa de Notícias em Díli (2007-2009) e, depois, em Paris, onde reside actualmente. 

Publicou, em ficção: 
- ‘BAÍA DOS TIGRES’ - Dom Quixote - 1999; 
- ‘ATLÂNTICO’, com João Francisco Vilhena - Temas e Debates -2003; 
- ‘LENIN OIL’, com Alan Corbel - Dom Quixote - 2006; 
É autor de vários livros de reportagem: 
- ‘ILHAS DE FOGO’ - 2001; 
- ‘MADRE CACAU - Timor’, ambos com Alan Corbel - ACEP; 

O seu mais recente romance é ‘PEREGRINAÇÃO DE ENMANUEL JHESUS’.“ 



Do ÍNDICE: 

NOTA 
Siglas 

I - Terminus 
“QUEM MORREU FICOU,” 
II - África Hotel 
“TENHO UMA DOR MORAL” 
III - Vila Miséria 
“PEIXE COME PEIXE” 

Agradecimentos 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.