Tomar & Cultura - Um dos grandes vultos da música erudita e dos coros em Portugal, proveniente de uma cidade do interior
‘A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE
Tomar na vida e obra de Fernando Lopes Graça’
De António de Sousa
Edição Cosmos
Com apoio da Câmara Municipal de Tomar
Chamusca 2006
Livro com 254 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Este livro é baseado numa investigação realizada no âmbito de um Seminário de Musicologia da Licenciatura de Ciências Musicais e da sua continuidade por uma tese de Mestrado em Musicologia Histórica, tudo isto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se da apresentação de um conhecimento extensivo sobre as origens e período de formação do compositor Fernando Lopes Graça onde são abordadas, desde logo, as origens da família Lopes da Graça no quadro da problemática da Roda dos Expostos na região é apresentada a árvore genealógica possível de tal família...
Tomar é apresentada como realidade em tal período de formação, com o seu conjunto de caracteres pertinentes como as Associações Musicais, os amigos músicos e não músicos e não músicos, enquanto campo de relações que o compositor necessariamente transportou para as suas futuras opções estéticas e sociais.
(...)“
O AUTOR:
“ANTÓNIO LUÍS LINHARES CORVELO DE SOUSA, nasceu em Moimenta da Beira, em 1950. Licenciado em Ciências Musicais na FCSH da UN. Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa com uma Tese sobre Lopes Graça.
Estudou regência coral com o Maestro búlgaro Arnaldof e com José Robert.
Foi professor de Educação Musical, na Escola Gualdim Pais de Tomar, Delegado para a profissionalização em exercício de professores de Educação Musical e Responsável Nacional pela Formação na Área da Música para a Juventude (FAOJ).
Tem escrito regulamente música para Teatro, actividade de onde se destaca o Autor da Alma’ de Gil Vicente e ‘Viriato Rei’ de Osório de Castro, ambas com dramaturgia e encenação de João Mota, assim como o prémio que recebeu para Melhor Compositor e Director Musical do Festival Internacional de Teatro de Toyama, Japão.
No âmbito da investigação Musicológica é autor de várias publicações sobre Fernando Lopes Graça e sobre a música no Convento de Cristo.
É Director Artístico do Coro Canto-Firme de Tomar desde a sua fundação (1980) e, actualmente, Director Pedagógico e Professor de Formação Musical e História da Música da Escola de Música Canto-Firme.“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Por Mário Vieira de Carvalho
I - INTRODUÇÃO
II - DAS ORIGENS FAMILIARES
- A problemática da Roda dos Expostos e a origem do nome ‘Graça’ em Tomar
- Da família materna
- Da família paterna
- A integração dos Lopes Graça na sociedade Tomarense da viragem do século
III - A INFÂNCIA E A PRIMEIRA JUVENTUDE
- Da infância na Rua Nova à Escola Primária
- Da adolescência no Nabão Hotel aos exames no Liceu Gil Vicente
- Da aproximação à música
IV - A FORMAÇÃO PARA A MÚSICA
- O meio musical Tomarense na viragem do século
- Raízes da tradição musical Tomarense
- A Academia Philarmonica Thomarense
- Da Academia Philarmonica às filarmónicas de Tomar
- Das associações de instrumentos de cordas
- O meio musical Tomarense que viu nasce Lopes Graça
- Da música coral
- Os espaços para a prática musical - Dos Coretos
- O Teatro Nabantino
- Repercussão da música dos Coretos na sociedade Tomarense
- Os novos espaços musicais do século XX
- As primeiras professoras de piano
- As primeiras experiências corais
- O Quinteto do Salão Paraíso
- A Opereta de Beneficência
- O Cenáculo Musical da Casa do D. Prior
- Os festivais artísticos de D. Rita de Lemos Lopes
V - O ASSUMIR DE UMA CIDADANIA CONSCIENTE
- Tomar entre 1923/1931
- A sociedade promotora de concertos e os seus ciclos de concertos
- A sociedade promotora de concertos e a estreia absoluta da Opus 1 de Fernando Lopes Graça
- O serão de arte na inauguração do Ramal Ferroviário Lamarosa-Tomar
- O grupo A Acção e o seu jornal - Da imprensa local
- O aparecimento dos jornais ‘A Acção’ e o ‘De Tomar’
- Caracterização e descrição da ‘A Acção’
- A questão com o ‘De Tomar‘
- A música e Lopes Graça nos dois jornais
- O ano de 1931
VI - FERNANDO LOPES GRAÇA - SUSPEIA COMUNISTA
- O processo de Tomar e o início da militância política
- O processo do arguido Fernando Lopes da Graça
- A prisão de Lopes Graça
- Da resistência fixa em Alpiarça
VII - ENTRE COIMBRA, TOMAR E PARIS
- O serão de arte na Nabantina
- Lopes Graça, estudante e professor em Coimbra
- A actividade musical e intelectual em Coimbra
- Concerto com o Orfeão Tomarense
- A bolsa de estudo para Paris
- Tomar e o concerto da Presença com Lieder de Lopes Graça
- A segunda prisão de Lopes Graça
- Os preparativos para a partida para Paris
- Lopes Graça em Paris
VIII - A DÉCADA DE QUARENTA
- A situação social e política em Tomar e Lopes Graça
- Da Emissora Nacional ao fim da amizade com Pedro Prado
- Lopes Graça, o compositor na imprensa local
- A delegação Tomarense no Círculo de Cultura Musical
- Lopes Graça de novo em Tomar, no ciclo de concertos do CCM
- O último concerto do CCM e Lopes Graça cicerone em Tomar
- Lopes Graça e o MUD em Tomar
IX - LOPES GRAÇA TOMARENSE EM TOMAR
- Da morte da mãe às visitas familiares
- Lopes Graça no refúgio de Tomar e no abandono do PCP
- A Pró-Arte na vida musical Tomarense
- Concerto da Pró-Arte dedicado à Lopes Graça
- Novas tentativas em torno da prática de música coral em Tomar
- A actividade coral como factor de aproximação de Tomar com o compositor
- A vinda do Coro de Lopes Graça a Tomar
- A primeira homenagem de Tomar a Lopes Graça nos seus 50 anos de idade
X - TOMAR E LOPES GRAÇA NOS ANOS SESSENTA
- Das comemorações henriquinas ao aniversário da república
- A morte do pai e a depressão do compositor
- A conferência de Lopes Graça para o Ciclo Cultural da Nabantina
- Lopes Graça e o Coro da Academia no Coreto - 1966
- Lopes Graça e a homenagem da Comissão Municipal de Turismo
- O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Gualdim País
- Lopes Graça e o Coro da Academia, de novo no Cine-Teatro
XI - LOPES GRAÇA E O 25 DE ABRIL EM TOMAR
- Homenagem de Tomar nos 70 anos do compositor
- Um Coro na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
- Lopes Graça e um Coro na Nabantina
- O Coro Canto-Firme e Lopes Graça
- A sistematização do repertório coral em Lopes Graça
- A problemática da recepção do repertório coral antes e depois do 25 de Abril
- As três homenagens e evocações em Tomar
- A encomenda da Câmara Municipal de Tomar
XII - O DÍPICO TOMAR:
1. A minha terra (fragmento)
2. Festa dos Tabuleiros
XIII - CONCLUSÃO
FONTES E BIBLIOGRAFIA
DOCUMENTOS
Preço: 37,50€;
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