domingo, 31 de dezembro de 2017

Ultramar & Memórias - ‘ÁFRICA A PRETO & BRANCO’, de Maria Lopes - Lisboa 2012 - Raro;






Ultramar & Memórias - Dramas das vidas pessoais vividos nas antigas províncias ultramarinas portuguesas de Angola e Moçambique, onde a narrativa anda entre a biografia pessoal e dos seus amigos e familiares 


‘ÁFRICA A PRETO & BRANCO’ 
De Maria Lopes 
Chiado Editora 
Lisboa 2012 


Livro com 222 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“Tudo começa em Moçambique nos finais dos anos cinquenta onde se radicam dois casais de portugueses saídos da metrópole, em busca de melhores condições de vida. De uma das famílias nasce Carlos Nuno e da outra a Maria. Dada a proximidade entre as duas partes, os filhos tornam-se amigos inseparáveis. Em Canda, onde vivia a Maria, vivia também Salomé, uma menina negra, a sua melhor amiga por quem o coração de Carlos se deixa aprisionar, apesar de ser um amor embargado pela oposição da mãe. Salomé foi a sua única e verdadeira paixão até ao fim e por ela lutou contra tudo e contra todos. À semelhança da Maria, o Carlos e Salomé também tinham família em Angola. 

Quando em 1970 a Maria parte para Benguela eles continuam a encontrar-se em segredo. Perante o processo de descolonização e os conflitos que começaram a assolar Moçambique, os pais de Carlos regressam a Portugal. Carlos negou-se a ir com eles e tomando a decisão de nunca deixar África, rumou para Angola para casa dos tios que com a crescente vaga de destruição que se começou a sentir, acabaram também eles por ir embora, delegando ao sobrinho a responsabilidade do negócio. É nesta altura quando é proclamada a independência, que a família de Maria deixa também Angola. Carlos manteve-se firme face às dificuldades pensando apenas numa coisa: reaver Salomé e é com esse propósito que acaba por ir buscá-la a Moçambique. Trá-la para junto de si e começam a viver um sonho que é interrompido abruptamente pela guerra que flegelou Angola em 1992. Depois de ver morrer amigos ao seu lado, de perder Salomé e de ficar  à beira de si próprio, decide finalmente deixar África. Décadas mais tarde encontra-se com a Maria em Portugal e revivem as histórias do passado.“ 


A AUTORA: 
“MARIA LEONOR LOPES nasceu em João Belo, hoje cidade de Xai-Xai, em Moçambique a 22 de Junho de 1962. Viveu os primeiros anos da infância com a família em Canda. A escola mais próxima situava-se em Zavala e foi aí que deu os primeiros passos nas letras.

Cerca de uma ano mais tarde, os pais decidem aventurarem-se para Angola onde se juntam  a mais família. Benguela foi a cidade onde se fixaram e onde Maria concluiu a escola primária e ingressou no Liceu até 1975, altura em que se assiste a uma convulsão social nas colónias portuguesas originada pela descolonização que força muitos portugueses a regressarem a Portugal com a condição de ‘retornados’. 

Enfrentando muita coisa adversa, não foi fácil o recomeço na aldeia, mas a vida tinha de continuar e a Maria prosseguiu com os estudos. Terminada a escolaridade, casa-se em 1983 e do matrimónio nascem duas meninas. Viveu os anos seguintes em Lisboa. Mais tarde repensa a vida e volta novamente para a província até decidir enfrentar o desafio de deixar Portugal para passar a viver na Escócia.“ 


Preço:  25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.