segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Angola & Descolonização - 'MEANDROS CONTINENTAIS - Revolução Angolana e Êxodo', de Josber Abrantes - São Paulo 2007 - MUITO RARO;




Angola & Descolonização - Um testemunho de um português fugido das terras angolanas em consequência da sangrenta descolonização que Portugal conduziu nesta sua antiga colónia africana em 1975


'MEANDROS CONTINENTAIS - Revolução Angolana e Êxodo'
De Josber Abrantes
Expressão & Arte Editora
São Paulo 2007


Livro com 224 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.


Da contracapa:
"O livro de Josber Abrantes ultrapassa uma autobiografia para centrar-se num libelo pacífico contra uma ordem de acontecimentos que, na origem, beira ao caos, porém não põe a perder o horizonte da esperança.

Esse texto tangencia, com sabedoria, alguns aspectos sociais, políticos e ideológicos capazes de situar o leitor mais ávido no contexto das informações.

Depreende-se que seres humanos traumatizados pelos conflitos das convulsões sociopoliticas da sua terra natal, com o coração em frangalhos e sem norte imediato, ainda são capazes de preservar a própria identidade. São os misteriosos véus da alma que se recompõem, não dá deletéria aspereza do revide, mas fundados na lucidez da análise dos factos e na mais íntima cumplicidade com o dom da vida.

Vale a pena conferir o percurso do autor por meio deste texto sobejamente marcado pelo lirismo e por uma argúcia intelectual que transcende a descrição dos factos."



Da badana:
"A solidariedade inequívoca junto aos conterrâneos de Angola e o empenho em divulgar mais um capítulo sobre a épica sobrevivência de seres humanos em face de condições adversas fizeram com que Josber Abrantes, aos 75 anos escrevesse este livro eivado de passagens de uma memória privilegiada em busca de livres caminhos. Buscou-os em Angola, Portugal e Brasil, sempre espreitando condições, possibilidades e contradições.

Deixou no seu rasto muitas edificações de variados estilos.

Delírios políticos na Construção de uma nova ordem em Angola marginalizaram alguns segmentos da população. Abrantes, de perspicácia invulgar e família já constituída, imbuído dos mais elevados princípios de cidadania e justiça, com o coração dilacerado, partiu repentinamente em busca da sobrevivência. Aportou em Portugal (1975) e a seguir no Brasil, onde educou os seus filhos.

(...)

Elizabete Mokrejs"




DO ÍNDICE:

Agradecimentos
Dedicatória
Glossário

APRESENTAÇÃO

Capítulo I
Portugal I - NASCE UMA PÁTRIA

Capítulo II
Angola I

Capítulo III
1961 - Angola II - LIBERTAÇÃO DE ANGOLA

Capítulo IV
1974 - Angola III - ÊXODO

Capítulo V
Brasil I - ANO DE 1976

Capítulo VI
Angola IV

Capítulo VII
Portugal II

BIBLIOGRAFIA



Preço: 0,00€; (Indisponível)

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.