domingo, 3 de setembro de 2017

Literatura & S. Tomé e Principe - 'NÃO QUERO SER TAMBOR', de Daniel Benoni - Lisboa 1988 - RARO;




Literatura & S. Tomé e Principe - Contos sobre a convivência e conflitos entre as populações africanas e os colonos nas antigas possessões africanas


'NÃO QUERO SER TAMBOR'
De Daniel Benoni
Edição VEGA
Lisboa 1988


Livro com 54 páginas e em bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


Da Apresentação:
" 'NÃO QUERO SER TAMBOR' é o segundo texto que Daniel Benoni publica, para além de contos e de outras colaborações diversas saídas aqui e ali, mas sobretudo no jornal 'VOZ DI POVO', de que foi director durante algum tempo.

Deste autor veio a lume em 1973, em Cabo Verde, o seu primeiro trabalho - 'AS AVES DESCANSAM COM O CREPÚSCULO' - que não deixou de lhe trazer algumas contrariedades de natureza politica, pelas entidades coloniais, quer pelo seu conteúdo quer pela forma clandestina como apareceu na cidade da Praia.

A Novela que agora se apresenta ao leitor reflecte o conhecimento e a experiência do que era a sociedade colonial portuguesa, no Moçambique que Daniel Benoni conhecia na qualidade de funcionário administrativo.

Aliando um fino espírito crítico a uma ironia mordaz (mas inteligente) dá-nos um retrato vivo da mediocridade de um sistema.

É, quanto a nós, um livro de recordações sadias de quem, hoje, empenhado em processo histórico tão diferente, não quer, no entanto, deixar de nos transmitir, na história que configurou, esse passado que não renega.

Daniel Benoni, em estilo de estirpe realista, leva-nós a esse mundo tão próximo mas, tão mal conhecido, que foram os últimos anos em glória do império colonial.

'NÃO QUERO SER TAMBOR' é uma história em que nós vimos a ponta da verdade, em contexto de racismo que nos cumpre, pelo menos, não esquecer.mpor isto, saudamos Daniel Benoni.
CARLOS CONSIGLIERI"




Da contracapa:
"DANIEL BENONI REZENDE COSTA nasceu na cidade da Praia, Cabo Verde, a 5 de Abril de 1936. Tendo exercido funções públicas em Moçambique de 1960 a 1976 regressa neste último ano a Cabo Verde onde actualmente faz parte do quadro dirigente do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Repórter no 'NOTÍCIAS DA BEIRA' em Nampula, Moçambique, exerce posteriormente em Cabo Verde o cargo de Director do jornal 'VOZ DI POVO'.

Em 1973 pública clandestinamente na Minerva de Cabo Verde, o seu primeiro livro de contos, 'AS AVES DESCANSAM COM O CREPÚSCULO', cujo tema, a exploração da mão-de-obra negra e as contradições rácico-sociais, lhe levanta inevitavelmente algumas contrariedades com as entidades coloniais da época.

Apesar disso não mais deixa de se dedicar à escrita daqui resultando muitos trabalhos em vias de publicação e esta sua novela 'NÃO QUERO SER TAMBOR' que ora apresenta ao público leitor.

Reflectindo o conhecimento e a experiência que Daniel Benoni adquiriu da sociedade colonial portuguesa, enquanto funcionário administrativo, 'NÃO QUERO SER TAMBOR' conduz-nós a um mundo tão próximo e tão mal conhecido que foram os últimos anos sem glória do império colonial."



Preço: 22,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.