África & História - A emocionante história da polémica rainha angolana que resistiu heroicamente aos colonizadores portugueses, aliou-se aos colonizadores holandeses, usou da escravatura e dói acusada de inúmeras actividades condenáveis
‘NZINGA DE ANGOLA - A Rainha guerreira de África’
De Linda M. Heywood
Edição Casa das Letras
Tradução de Luís Santos
Lisboa 2017
Livro com 332 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“A rainha africana mais famosa de todos os tempos,
NZINGA sempre fascinou os europeus.
Para Sade era o exótico ‘outro’, uma figura de insaciável
apetite sexual, capaz de inenarráveis anos de selvajaria.
Hoje, os anti-colonialistas celebram-na com
a mãe da moderna nação angolana.”
“Mantendo sempre a independência face às invasões coloniais, a rainha africana do século XVII fascina os europeus (…) Está fabulosa biografia tenta reconciliar a sua perspicácia política com os sacrifícios humanos, infanticídios e tráfico de escarvais que consolidaram e projectaram o seu poder.“
‘The New Yorker’
“Linda M. Heywood escreveu um relato completo e focado da vida da rainha Nzinga. (…) ‘NZINGA DE ANGOLA’ tece de forma exemplar a informação de um conjunto de fontes sobre a rainha que incluem relatos missionários, correspondência, material dos arquivos coloniais, várias fontes da História de Angola e do Arquivo da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. A autora deixou de fora todo o ruído dos relatos fantasiosos e lendários sobre a vida desta guerreira. ‘NZINGA DE ANGOLA’, que teve por base nove anos de pesquisa rigorosa, substituiu a interpretação e o sensacionalismo pelos factos reais.“
‘The Times New’ - Literaty Supplement
“As capacidades de Nzinga como governante carismática, guerreira e diplomata, permitiram-lhe sobreviver e, eventualmente, vencer os seus oponentes, assegurando a paz e tornando-a num poderoso símbolo nacional para os angolanos de hoje. A autora relata a história emocionante de batalhas armadas alternada com tréguas, conflitos internos, migrações estratégicas, fugas de deixar os cabelos em pé e hábeis relações internacionais, incluindo a aliança com os Holandeses contra Portugal… ‘NZINGA DE ANGOLA’ está entre as melhores biografias de personalidades africanas. Merece um público mais vasto.“
‘Choice’
Da badana:
“Desconhecida em grande parte do mundo ocidental, Nzinga, a rainha africana do século XVII, rivalizou com Isabel I de Inglaterra e Catarina, a Grande, na astúcia política e nas proezas militares. Linda M. Heywood oferece-nos uma biografia abrangente da longa vida e da influência política de Nzinga, revelando como esta Cleópatra da África Central navegou habilmente por entre as lutas do poder sem escrúpulos, dominadas pelo mundo masculino.
Em 1626, depois de ser deposta pelos portugueses, transformou-se numa bem sucedida vendedora de escravos e destemida líder militar, travando guerras contra os colonizadores portugueses e os seus aliados africanos. Sobrevivendo a várias tentativas de assassinato, Nzinga conquistou o estado vizinho de Matamba e governou como rainha de Ndongo-Matamba. No auge do seu reinado, na década de 1640, dominou quase um quarto do território do norte de Angola de hoje. No final da sua vida, cansada da guerra, fez as pazes com Portugal e converteu-se ao cristianismo, apesar da devoção pela sua nova fé ter sido questionada.
Quem foi a rainha Nzinga? Não há uma resposta simples e linear para esta questão. Numa época em que as mulheres eram subjugadas pelos homens, conseguiu repetidamente dominar os seus concorrentes do sexo masculino é contornar abertamente as normas de diferença de género vigentes à época, colecionando amantes de ambos os sexos.“
Do ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
1. - O Reino do Ndongo e a invasão portuguesa
2. - Crise e a ascensão de Nzinga
3. - Uma rainha desafiadora
4. - Política traiçoeira
5. - Guerra e diplomacia
6. - O equilíbrio
7. - A caminho dos antepassados
EPÍLOGO
Glossário
Lista de Nomes
Cronologia
Notas
Agradecimentos
Créditos das ilustrações
Preço: 32,50€;