Cabo Verde & literatura - Uma das obras da literatura cabo-verdiana em língua portuguesa mais representativo daquele arquipélago
'ILHÉU DE CONTENDA' - 1.ª edição
De Teixeira de Sousa
Editorial O SÉCULO
Lisboa 1978
Livro com 382 páginas em bom estado de conservação. Com algum sinal de uso na capa.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
Da capa:
"Sobrado que sobrou
dos sobrados soçobrados
orgulho-ilusão duma classe
que o tempo destroçou"
Agradecimento:
“Em primeiro lugar, à Mercedes, minha mulher, que concebeu e executou a ilustração da capa com a colaboração do Prof. Pedro Pinto, para quem vão também os meus agradecimentos.
Ao escritor António Aurélio Gonçalves que acompanhou de perto a feitura da obra e me encorajou a levá-la por diante.
Ao Instituto Cabo-verdiano do Livro que tornou finalmente possível a publicação deste livro, concluído em 24 de Abril de 1974.”
O AUTOR.
O Autor:
“HENRIQUE TEIXEIRA DE SOUSA, o Autor, é caboverdiano, da Ilha do Fogo, onde nasceu a 6 de Setembro de 1919. Licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa em 1945, enriqueceu, no ano seguinte, o seu ‘curriculum’ com os cursos do Instituto de Medicina Tropical e de Medicina Sanitária da Universidade do Porto.
Ainda em 1946 ingressou nos quadros de Saúde do Ultramar, tendo sido colocado em Timor como interno do Hospital Central e professor da Escola de Enfermagem; em fins de 1948 viria a ser transferido para o seu arquipélago natal, onde permaneceu até 1954 como Delegado de Saúde na Ilha do Fogo, criando, ali, um hospital e uma maternidade.
Em França (Marselha, 1955-56) frequentou o II Curso para a Formação de médicos nutricionistas para à África ao Sul do Sahara, cumprindo, de imediato, estágios no Hospital Bichat e no Instituto de Higiene, em Paris.
Nomeado, no mesmo período, médico-adjunto da missão permanente de Estudo e Combate de Endemias de Cabo Verde, e presidente da comissão de Nutrição do mesmo arquipélago, assim como membro titular da Société Scientifique d’Higiéne Alimentaire de Paris e da delegação portuguesa à III sessão da Conferência Inter-Africana da Nutrição, reunida em Luanda, participou, nos nos seguintes, por designação oficial, nos Congressos de Paludismo e Medicina Tropical (Lisboa, Setembro de 1958) e no Seminário de Nutrição reunido em Lwiro (antigo Congo Belga) em Maio de 1959.
Em 1973 foi nomeado adjunto do chefe de repartição de Saúde e Assistência do Barlavento, em Cabo Verde.
Actualmente, e já aposentado do exercício de funções públicas, mantendo-se embora profundamente ligado à sua terra de origem - o novo país atlântico a que consagrou desvelos de filho dedicado - exerce medicina, na sua especialidade, em Portugal, onde reside no concelho de Oeiras.
Sendo numerosa e valiosa a sua bibliografia científica (toda ela aplicada a problemas especificamente caboverdianos), não menos significativa é a actividade desenvolvida noutros campos, avultando, nela, os trabalhos de índole literária, sociológica e de filosofia, representados em artigos, ensaios e contos dados a público desde 1936 - época em que se iniciou como escritor numa modesta publicação liceal, o ‘Juventude’.
Depois do volume ‘Contra Mar e Vento’, contos editados pela ‘Prelo’ em 1972, ‘Ilhéu de Contenda’ é o seu primeiro romance - painel impressivo das grandezas e misérias do tempo colonial e que Teixeira de Sousa legendou como a história do ‘sobrado que sobrou dos sobrados soçobrados, orgulho-ilusão duma classe que o tempo destroçou…’ “
Do ÍNDICE:
Agradecimento
Dedicatória
Capítulo 1
Ao
Capítulo 77
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.