segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Moçambique & Descolonização - Semanário 'O TEMPLÁRIO', n.º 1.253, de 27.02.1976 ('JOANA SIMIÃO - FOI MORTA OU NÃO') - muito raro




Moçambique & Descolonização - A denúncia do destino de uma das mais prestigiadas políticas de oposição ao governo da FRELIMO


Semanário 'O TEMPLÁRIO', n.º 1.253, de 27.02.1976
Tema em grande destaque 'JOANA SIMIÃO - FOI MORTA OU NÃO'

Editado em Lisboa e com 20 páginas.

Em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.


Após a revolução de 25 de Abril de 1974, o MFA proclamou a necessidade de terminar as guerra coloniais que decorriam em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, contra as guerrilhas da FNLA, MPLA e UNITA no primeiro caso, PAIGC no segundo e por último a FRELIMO. E que haveria eleições para que os povos daquelas eleições escolhessem os seus governantes para o após independência... E depressa se percebeu que havia a intenção de entregar o poder aos movimentos guerrilheiros marxistas, ignorando assim outras forças políticas e até guerrilheiras, como tinha sido o caso do COREMO em Moçambique.

Escassos dias depois de Portugal ter assinado o 'Acordo de Lusaka' com a FRELIMO, reconhecendo a esta força guerrilheira como "a única e legítima representante do povo moçambicano"! Uma das mais prestigiadas líderes políticas moçambicanas, escreveu então uma carta aberta a Samora Machel - líder da FRELIMO -, datada de 02 de Agosto de 1974 e que nunca seria publicada. Em Fevereiro de 1976, o semanário O TEMPLÁRIO', perante inúmeras informações do trágico destino de Joana Simião às mãos do novo governo moçambicano pós independência (25 de Junho de 1975), denunciava que esta teria sido abatida, como se viria a provar anos depois.

Este é pois um jornal histórico, um documento de grande importância na história da descolonização e da política e da violação dos direitos do Homem em Moçambique.


Preço: 75,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.