terça-feira, 8 de setembro de 2015

Moçambique & FRELIMO - 'OPERAÇÃO 6.º ANIVERSÁRIO - Como uma rede da CIA foi desmantelada em Moçambique', de Abel Mutemba - Maputo 1981 - MUITO RARO



Moçambique & FRELIMO - Em plena guerra fria o regime presidido por Samora Machel encontrou inimigos imperialistas, nacionais e americanos


'OPERAÇÃO 6.º ANIVERSÁRIO - Como uma rede da CIA foi desmantelada em Moçambique'
De Abel Mutemba
Publicações NOTÍCIAS
Maputo 1981


Livro com 144 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.


Da Introdução:
"Em princípios de 1976, um jovem oficial piloto da Força Aérea Popular moçambicana foi contactado por agentes da CIA em Maputo com vista ao seu recrutamento por aquela central americana de espionagem e subversão. O jovem oficial, de nome João Carneiro Gonçalves, fingiu-se receptivo - a tal ponto que um agente recrutador especializado, Walter Caetano de Andrade, voou de Washington até à capital moçambicana propositadamente para efectuar o recrutamento. No fim de um jantar que se prolongou por um serão até às cinco horas da madrugada, numa residência não oficial da Embaixada Americana, Caetano de Andrade propôs a Carneiro Gonçalves, formalmente, ser agente da CIA. O jovem oficial moçambicano disse que aceitava. Iniciou-se assim um processo que culminaria, cinco anos depois, com o desmantelamento da rede da CIA em Maputo e a expulsão dos seus agentes."


"PERFIL DE UM TRAIDOR
"Quando se anunciou a entrada de Alcido Marcos Chivite, ex-responsável pelo Departamento de Material de Guerra, na sala da Conferência de Imprensa, criou-se uma enorme expectativa. Havia todo o interesse em saber mais pormenores da sua traição, pois Chivete era talvez uma das fontes de informação mais preciosas que a CIA tinha em Moçambique.
Os fotógrafos concentraram-se em volta daquele homem com ar receoso e cujos olhos se tentavam esconder na sua face larga, evitando enfrentar os 'ouvidos' do mundo. Começou a falar. E apresentou-se como homem que foi levado inconscientemente e não daquele Chivete que em 1978 se prontificou voluntariamente a colaborar com a CIA.
Enquanto falava para os jornalistas, houve um fotógrafo que se sentou à sua frente e que não tirava os seus olhos de cima dele. Era um homem que conheceu Chivete nos tempos da luta armada. Um ex-guerrilheiro que viu Chivete cair e desfalecer em muitas das longas marchas a pé durante a guerra, viu Chivete chorar durante combates. O seu olhar, a expressão da sua cara, era de mágoa misturada com um ódio visível.
(...)
Hoje, Chivete tinha dinheiro em troca de pôr em causa a luta dos povos do Zimbabwe e da África do Sul, em troca de amanhã todo o povo perder o seu direito à medicina, às escolas, às casas. Amanhã Chivete estaria disposto a mais, porque talvez fosse necessário colocar 'alcatifa da ponta da porta de entrada até à casa de banho', na casa que construía.
Traiu até a sua própria família: 'nem a minha mulher sabe que tenho amigos americanos'. E estava disposto a continuar a sua traição: 'o ladrão que rouba e não é apanhado, continua a roubar'."




Do ÍNDICE:
INTRODUÇÃO;
DOCUMENTOS:
- Comunicado do Ministério da Segurança;
- Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros;
- Os objectivos da CIA na RPM;
- "Agentes" da CIA ao serviço da revolução moçambicana;
- José Massinga, um agente de longa data;
- O que José Massinga respondeu aos jornalistas;
- "Sou um traidor", depoimentos de Alcídio Chivete;
- O que Alcido Chivete respondeu aos jornalistas;
- Perfil de um traidor;
- A CIA intrometeu-se nos assuntos internos da RPM;
- Procuram desestabilizar-nos porque recusamos a dominação;
- Editorial;
ALGUNS DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS
APÊNDICE:
- A rede da CIA num país estrangeiro;
- CIA: da intervenção ao golpe de estado ("A doutrina Bissel");
- As empresas da CIA;
- História da CIA: golpes, invasões, assassinatos;
- Organização e objectivos da CIA;
- Organograma da CIA;
- Organograma da direcção de operações da CIA:"



Preço: 75,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.