terça-feira, 30 de junho de 2015

Angola & MPLA - Da guerra colonial à independência - 'LÚCIO LARA - TCHIWEKA - Imagens de um percurso' - Luanda 2009 - RARO




Angola - Lúcio Lara na história recente do MPLA e de Angola


'LÚCIO LARA - TCHIWEKA - Imagens de um percurso'
Edição ATD (Associação Tchiweka de documentação)
Luanda 2009


Livro de capas duras, com 210 páginas em papel de grande qualidade e como novo.
de difícil localização.
RARO


O autor foi um dos mais influentes membros do MPLA e um apoiantes incondicional do seu mais conhecido membro e que foi o primeiro presidente de Angola, nomeado por esta organização, António Agostinho Neto. Lúcio Lara teve toda a sua vida de adulto preenchida com a militância no MPLA e por isso, conhecer a vida deste homem é conhecer a história do MPLA, dado que esteve em todos os momentos chaves da organização. Da clandestinidade à guerra de guerrilha nas matas contra a presença colonial portuguesa até à descolonização e a paz com a potência colonizadora em 1975 até à guerra civil contra a UNITA e os seus apoiantes da África do Sul, enquanto Angola recebia o apoio 'internacionalista' de cuba e de outros países socialistas.

Esta obra é pois uma importante parte documental da história de Angola, do MPLA e do seu autor. Bem estruturada e cronologicamente correcta, o autor não eliminou casos mais polémicos ou tabus como acontece com outros políticos marxistas da Europa do leste e de África. Assim, fala das tentativas de acordos com a FNLA de Holden Roberto em 1972 e com Jonas Savimbi no Luso em 1975. E insere de resto excelentes fotografias dos acontecimentos.

Uma obra recomendada pelo seu valor histórico e documental.


Da contra-capa:
"Este albúm comemora o 80.º aniversário natalício de um combatente cuja vida está intimamente ligada à história de Angola da segunda metade do século XX.
Lúcio Lara é do Huambo, onde nasceu e adolesceu. viveu também no Lubango, para onde foi concluir os seus estudos secundários e mais tarde em Coimbra e Lisboa, para se dedicar aos estudos universitários. Aí conheceu Ruth Pilinger aquando da sua militância no MUD Juvenil. com quem se casou. Seguiu depois para a Alemanha, iniciando assim a sua fuga à tutela colonial.
O seu ineterrupto envolvimento com os movimentos anti-colonialistas levaram-no a preparar o regresso ao continente africano, pela porte de Tunes, Rabat, depois conackry e finalmente, logo que lhe foi possível, junto com os amigos e compatriotas envolvidos no processo anti-colonial, das nossas já vizinhas Léopoldville (Hoje Kinshasa) e Brazaville.
Viveu esses difíceis anos mergulhado numa inquebrantável motivação pelos ideais que compartilhava com os melhores da sua geração, que com ele desenharam os contornos do MPLA, e durante os quais exerceu funções de primeira importância até ao triunfo da luta contra o colonialismo.
Esteve na primeira fila, pública e dos bastidores, dos momentos cruciais da proclamação da independência e da criação do primeiro governo do país por que lutou a vida inteira. Como na luta de libertação nacional, esteve presente num grande número de frentes, na construção do novo país, enfrentando e ajudando a resolver os problemas mais difíceis, políticos, sociais e simplesmente humanos, até que a idade e a saúde lhe permitiram.
O conhecimento do seu itinerário, da sua longa trajectória de luta e da coerência da sua postura, terá seguramente o condão de inspirar a continuação da sua luta."




Do ÍNDICE:

PÓRTICO;

- ANOS DE JUVENTUDE (1929-1947);
Rapelle-toi quand m^rmr ce jour lá...
- ANOS DE FORJA (1948-1960);
É tempo companheiro ! Caminhemos...
As 'Portas Africanas'
- ANOS DE LUTA DE LIBERDADE NACIONAL (1961-1974);
Pelo povo, todos ao ataque.
As regiões político-militares.
A educação.
- ANOS DO LIMIAR E DA CONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA (1974-1975);
Olhamos-te bandeira agora...
Conferência inter-regional - 12 a 20 de Setembro de 1974.
Acordo de Lunyamege (21 de Outubro de 1974)
Chegada da 1.º delegação do MPLA a Luanda - 8 de Novembro de 1974.
Abertura de delegações do MPLA nas diferentes províncias.
Tentativas de acordos.
Chegada de Neto - 4 de Fevereiro de 1975.
Resistência popular generalizada.
- NO MUNDO
Alguns encontros internacionais.
África
América Latina
Ásia
Europa
- CAMARADA LARA
Outras imagens da vida do combatente (até 2009).
Com alguns companheiros.
Com a família.
Um legado
- TESTEMUNHOS



Preço: 140,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.