'PATRIOTAS'
De Sousa Jamba
Edições Cotovia L.da
Lisboa 1991
Livro com 310 páginas e em muito bom estado de conservação
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO
O autor, que jovem acompanhou os familiares no exílio e campos de refugiados dos simpatizantes da UNITA, editou um livro que ao mesmo tempo que relata a resistência dos angolanos do centro e sul contra a administração do MPLA em Luanda e dos militares cubanos, revela as dissidências e lutas fracticidas dentro da UNITA, com o relato que ficou célebre da queima das feiticeiras num acampamento da organização guerrilheira.
É considerado um livro revelação sobre a história recente angolana e pelo estilo do próprio autor.
Sinopse:
O espaço de "Patriotas" é Angola em guerra com ela própria. Após a descolonização, facções opostas - MPLA e UNITA - lutam pelo poder e espalham morte e destruição pelo território que ambas dizem amar. Sousa Jamba é Hosie Mbueti, que tal como o próprio autor, viveu refugiado na Zâmbia. Tal como ele, não é zambiano na Zâmbia, mas em Angola não é angolano. Sendo um outsider em qualquer lugar, Hosie tem a capacidade de nos mostrar um ponto de vista desapaixonado. Conhecemos um pouco da infância de Hosie, sendo um dos momentos mais intensos de toda a história o da morte dos pais em Capingala, e os pensamentos, sensações e resoluções da criança que de repente se vê sozinha no mundo, no meio de uma guerra. Encontramos Hosie já na Zâmbia. Acompanhamo-lo na sua decisão de se juntar à UNITA, porque acima de tudo Hosie é um ovimbundu. Com ele despedimo-nos dos grandes amigos na Zâmbia. Depois segue-se a incorporação na UNITA, em que Hosie é sujeito a um processo de aculturação e aprendizagem, no quartel general da UNITA, no Huambo. Há um episódio marcante em que Hosie, pronto para a guerra, se perde do seu grupo, desarmado, indefeso, entre o capim, no território do inimigo. Sozinho, com uma angustiante sensação de desamparo, Hosie tem tempo e reflecte sobre a situação que está a viver. Noutro momento, Hosie é feito prisioneiro pelas tropas do MPLA. E aqui há um outro momento de epifania, pois Hosie não deixa de se compadecer do homem que o mantem preso e que subitamente pisa uma mina. Pouco a pouco, as certezas vão-se diluindo no espírito do nosso protagonista. O que é ser patriota afinal? Ler este livro em Angola tem especial significado nas regiões mais a sul, Huambo e Jamba, em particular.
SOUSA JAMBA
"Nasceu em 1966 na Missão Dondi, no centro de Angola.
Seu pai era um conceituado professor que havia fundado a sua própria escola.
Em 1972, a família Jasmba muda-se para o Huambo, onde Sousa Jamba passou a infância.
Em 1976, em consequência da guerra civil, a família Jamba dispersa-se, como tantes outras. Sousa Jamba fugiu para a Zâmbia - daí o facto de escrever em inglês.
Em 1984 regressou a Angola - território controlado pela UNITA.
Em 1986 foi para Londres, estudar jornalismo. É-lhe atribuído o Prémio Shiva Naipaul pelo "The Spectator", jornal em que colabora. Residente actualmente em Londres."
"A partir de material autobiográfico o autor conseguiu fazer um romance de vulto."
Daily Telegraph
"Este romance deve ser leitura obrigatória nas universidades que têm estudos africanos."
The Listerner
"Reaccionário ou não - eu chamava-lhe realista - Sousa Jamba felizmente não é um iedólgo. PATRIOTAS não é um panfleto político mas sim um belo primeiro romance..."
The Spectator
"O livro é um Bildungsroman onde o autor descobre afinal que não é um herói mas sim um escritor."
The Times Library Supplement
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.