quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Angola - 'MEMÓRIAS DA DESCOLONIZAÇÃO EM ANGOLA', de Luis Castel-Branco Silva - Lisboa 2011 - MUITO RARO



Angola & Descolonização - As forças militares mistas dos movimentos de libertação


'MEMÓRIAS DA DESCOLONIZAÇÃO EM ANGOLA - Forças Militares Mistas'
De Luís Albino Castel-Branco Alves da Silva
Edição de autor
Lisboa 2011


Livro com 168 páginas, muito ilustrado com fotografias e reprodução de documentos, em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.

Da contra-capa:
"Angola foi palco de um dos mais complexos processos da descolonização portuguesa, dada a vastidão do seu território e a grande rivalidade entre os três movimentos de libertação.
Este livro pretende relatar um caso de sucesso de criação e funcionamento das FMM (Forças Militares Mistas), preconizadas pelo Acordo de Alvor, enquadrando-as no conjunto dos factores que explicam o seu êxito."



Do ÍNDICE:
- Dedicatória;
- Prefácio;
- Introdução;
Capítulo I - ENQUADRAMENTO PRÉVIO

1.1 - Descolonização de Angola; 1.2 - Acordo de Alvor e Forças Militares Mistas; 1.3 - O distrito da Lunda.

Capítulo II - NO BATAHLÃO DE CAÇADORES 4617
2.1 - Apresentação e atribuições de tarefas; 2.2 - Primeira reunião com os Movimentos de Libertação; 2.3 - Acções iniciais de cooperação e convergência de esforços; 2.4 - Segurança das populações; 2.5 - Participação da Polícia Mineira; 2.6 - Linhas gerais de actuação do Batalhão.

Capítulo III - DINAMIZAÇÃO INTERNA DO BATALHÃO
3.1 - Convívio com a Força Aérea Portuguesa; 3.2 - Torneio desportivo e actividades culturais do Batalhão; 3.3 - Manifestação de apreço do Alto-Comissário de Angola.

Capítulo IV - ACTUAÇÃO CONJUNTA DO BATALHÃO COM OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO
4.1 - Concepção geral do Batalhão para a actuação conjunta; 4.2 - Estado-Maior Unificado do Distrito da Lunda; 4.3 - Desfiles militares mistos; 4.4 - Patrulhas militares mistas; 4.5 - Rondas urbanas militares e Polícias Mistas; 4.6 - Apoio à cobertura sanitária do distrito; 4.7 - Retracção do Dispositivo Militar e transferência das instalações para os movimentos de libertação; 4.8 - Episódio documentado da cedência de instalações aos movimentos de libertação.

Capítulo V - SITUAÇÕES DE TENSÃO NO DISTRITO DA LUNDA
5.1 - Quadro geral das situações de tensão; 5.2 - Controlo de itinerários na zona oeste do Distrito por elementos das FAPLA (MPLA); 5.3 - Incidente em Henrique de Carvalho (Saurimo) com a UNITA; 5.4 - Notícias da actuação das FAPLA (MPLA) contra instalações da FNLA; 5.5 - Notícias de distribuição de armamento pelo MPLA aos antigos 'Gendarmes' Katangueses; 5.6 - Accionamento de medidas tendentes à normalização da situação; 5.7 - Situação tensa em Cambula entre o MPLA e FNLA; 5.8 - Preocupação do MPLA sobre a situação no Distrito da Lunda; 5.9 - O MPLA e as instalações da OPVDCA; 5.9.1 - Ocupação das instalações da OPVDCA em Henrique de Carvalho (Saurimo) pelas FAPLA (MPLA); 5.9.2 - Intervenção das forças do Batalhão de Caçadores 4617 na recolha de armamento da OPVDCA em Capenda; 5.9.3 - Actuação do MPLA após a ocupação da OPVDCA em Henrique de Carvalho; 5.10 - Confrontos armados no Luso (Luena) e sua repercussão no distrito da Lunda; 5.10.1 - Iminência de confrontos armados entre as FAPLA (MPLA) e o ELNA (FNLA) em Henrique de Carvalho; 5.10.2 - Tensão entre a população africana e europeia; 5.11 - Os antigos 'Gendarmes' Katangueses.

Capítulo VI - VISITAS DE ALTAS ENTIDADES AO DISTRITO DA LUNDA
6.1 - Visita de delegados do Gabinete Militar Misto à Lunda; 6.2 - Visita à Lunda de Secretários de Estado do Governo de Transição; 6.3 - Visita do Presidente do MPLA, Dr. Agostinho Neto a Henrique de Carvalho (Saurimo).

Capítulo VII - COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA FNLA E DO BATALHÃO
7.1 - 14ª aniversário da FNLA; 7.2 - Comemorações do aniversário do Batalhão de Caçadores 4617.

Capítulo VIII - RENDIÇÃO DO BATALHÃO DE CAÇADORES 4617
8.1 - Chegada do Batalhão de Cavalaria 8322 a Henrique de Carvalho; 8.2 - Apresentação de cumprimentos de despedida aos movimentos de libertação.

Capítulo IX - RECORDANDO

Capítulo X - CONCLUINDO



O autor, oficial superior do exército português, destacado em Angola aquando da descolonização em 1975, liderou na Lunda o processo de formação e implementação das FMM (Forças Militares Mistas), previstas no Acordo de Alvor, que orientou e enquadrou e eram constituídas por elementos em número igual dos três movimentos de libertação (FNLA, MPLA e UNITA), na longínqua província da Lunda.

É dessa experiência (que decorreu um pouco por toda Angola), que o autor fala e descreve, nomeadametne as desconfianças, as dificuldades e como decorreu a constituição das FMM na Lunda, sendo um trabalho inédito, assim como as fotografias e documentação. Constitui um importante legado sobre a descolonização de Angola, que poderá explicar qual o empenho do exército português, qual o papel do MFA Angola e porque fracassou a implementação do Acordo de Alvor (assinado pelos movimentos de libertação e Portugal em Janeiro de 1975), e a descolonização que acabou por provocar a trágica guerra civil.


Preço: 0,00€ (Indisponível)

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.