terça-feira, 19 de agosto de 2014

Descolonização - 'O DRAMA DE TIMOR (Relatório da ONU)', de Adriano Moreira (Lisboa 1976 - Muito raro



Descolonização - O drama dos timorenses reconhecido e denunciado pela ONU


'O DRAMA DE TIMOR (Relatório da ONU sobre a descolonização)'
De Adriano Moreira
Editora Intervenção
Lisboa 1976


Livro com 144 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito raro.


Da autoria do pretigiado professor universitário e que foi ministro do Ultramar num dos governos do Dr. Oliveira Salazar, Adriano Moreira transcreve e comenta o relatório elaborado pela ONU e dedicado à dramática descolonização e invasão de Timor nos anos de 1974 e 1975.

Trata-se pois de um documento credível e hoje um documento histórico que convém ter em conta em todas as análises históricas deste país e daquelas datas.

Da contra-capa:
"...especificando que do número total de 60,000 vitimas, 20,000 tinham sido assassinadas e as restantes 40,000 eram refugiados que tinham "fugifo à brutal perseguição da FRETILIN".
Relatou també a recente descoberta de "fossas comuns, pouco profundas", em locais cuja população apoiava os partidos que se opõem à FRETILIN comunista."

Do Relatório Oficial da ONU

"...o grupo parou e viu-se próximo de uma grande vala, previamente aberta ao lado da estrada. É-lhes então dito que todos vão, ali, ser fuzilados.
...As milícias põem a arma à cara: e é, então, que o Tenente-Coronel Maggiolo Gouveia levanta a voz e diz: Senhores, deixem-nos rezar. E todo o grupo, de joelhos, em terra, reza o terço a nossa senhora...
...Depois o Tenente-Coronel põe-se de pé, sendo seguido nesse gesto pelos seus companheiros e dirige-se aos soldados neste termos:"Irmãos, nós estamos já preparados para comparecer no Tribunal de Deus, lá vos esperámos também a vós. O meu único crime foi o de não renegar a minha fé e o de amar Timor. Morro por timor. Morro pela minha Pátria e pela minha fé católica. Podeis disparar."

(Extraído da carta do Bispo de Dili dirigida à viúva de Maggiolo Gouveia, fuzilado pela FRETILIN).


Preço: 37,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.