segunda-feira, 26 de agosto de 2013

S. Tomé e Príncipe & Colonialismo - 'CRÓNICA DE UMA GUERRA INVENTADA', de Sum Marky - Lisboa 1999 - RARO



S. Tomé e Príncipe & Colonialismo - A brutalidade do colonialismo e do trabalho escravo denunciado


'CRÓNICA DE UMA GUERRA INVENTADA'
De Sum Marky
Edição Vega
Lisboa 1999


Livro com 430 páginas, em muito bom estado de conservação.
De difícil localização.
RARO.


O autor, com vasta obra editada e dedicada ao arquipélago do equador e colónia portuguesa até Julho de 1975, aborda nesta obra a questão da presença colonial e do caso do massacre de Batepá, ocorrido nos inícios da década de cinquenta, quando a população negra protestou e se revoltou e foi alvo de brutalidade por parte da PIDE, da polícia e dos colonos.

S. Tomé e Príncipe foi descolonizado por Portugal, após a revolução de 25 de Abril de 1974, como as restantes colónias do Ultramar, sendo o poder entregue ao MLSTP (Movimento de Libertação de S. Tomé e Príncipe), então liderado por Manuel Pinto da Costa e Miguel Trovoada.


Da contra-capa:
"Servindo-se de dados factuais, Sum Marky constrói a denúncia pungente de um colonialismo sem regras, impiedoso e bárbaro, que não olhava a meios para atingir os seus mais hediondos fins.
A história segue Manuel João da Palma Carlos, advogado de defesa dos presos políticos acusados de terem participado no golpe engendrado pelo Governador e seus tenentes, estes comungados com as grandes roças cujos proprietários viviam faustosamente em Lisboa."



Preço: 32,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.