'A AGONIA DO REGIME NA RÚSSIA SOVIÉTICA'
De Michel Garder
Editorial Verbo
Lisboa 1967
Livro com 179 páginas, muito ilustrado e em bom estado.
Livro de difícil localização.
Muito Raro.
O autor analisou todos os dados disponíveis para prognosticar a queda iminente do regime comunista implantado na Rússia em 1917 e desenvolve o raciocínio com dados fundamentados pelas diversas crises desenvolvidas no interior do regime e na fraca resposta no panorama internacional.
Interessante obra par entender a política internacional da época.
Da contra-capa:
"Este livro, escrito por um dos grandes especialistas de questões soviéticas, é produto de reflexões demoradas sobre um fenómeno que hoje ninguém discute: a crescente debilidade do regime soviético.
Com isto não quer dizer que a União soviética venha a abandonar subitamente a ideologia que segue há meio século, com maior ou menor ortodoxia e com maior ou menor êxito internacional.
Mas as profundas transformações operadas na Rússia, desde a morte de Staline indicam que alguma coisa irá mudar, se não nas estruturas burocráticas, pelo menos na mentalidade, que não é exactamente igual (nem podia ser) àquela que dominou de 1917 a 1953.
Michel Garder é categórico na sua tese: três anos após a queda de Kruchtchev, um inexorável processo de desagregação continua a minar os alicerces da teocracia russa."
Preço: 17,50€
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.