quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Guiné-Bissau - 'LIBERDADE OU EVASÃO - O mais longo cativeiro da guerra', de António Lobato - Lisboa 1995 - Muito Raro;



Guiné-Bissau - O relato de um prisioneiro de guerra do PAIGC


'LIBERDADE OU EVASÃO - O mais longo cativeiro da guerra'
De António Lobato
Edição Erasmos
Lisboa 1995


Livro com 200 páginas, ilustrado com fotografias, mapas e reprodução de documentos, em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro. 


O autor, em consequência de um acidente com o seu avião, foi capturado em território guineense por elementos da guerrilha do PAIGC, depois de ter sofrido algumas sevicias por parte de populares,

Foi conduzido até Conackry onde permaneceu preso pelo PAIGC, até ser liberto por forças portuguesas na sequência da Operação Mar Verde, liderada pelo comandante Alpoim Calvão.

Este livro é o relato dessas peripécias e sofrimento do autor e companheiros de infortúnio.


"Em 1963, no céu português da Guiné, dois aviões da Força Aérea colidem na sequência de uma missão de ataque ao solo e após um deles ter sido atingido por projécteis inimigos.
Um dos aparelhos despenha-se em plena selva e o piloto morre; o outro, aterra de emergência numa bolanha (área mais ou menos pantanosa onde se cultiva arroz) e o piloto, depois de agredido à catanada pela população local, é capturado por guerrilheiros do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) e conduzido à vizinha República da Guiné Conakry (ex-Guiné Francesa). Aí, é-lhe facultado optar entre a deserção e a cadeia.
Optando pela fidelidade aos princípios do seu povo, é encarcerado na temível Maison de Force de Kindia, com o rótulo de criminoso de guerra.
Durante sete anos e meio é submetido a maus tratos, subnutrição, isolamento e contínuas ameaças de morte pelos agentes de um governo pró-soviético chefiado por um dos maiores tiranos da África Ocidental - o Presidente Ahmed Sékou Touré."
In PRÓLOGO 


O AUTOR: 
“ANTÓNIO LOURENÇO DE SOUSA LOBATO (n. 1938). 
Nascido em 11Mar38 na aldeia minhota de Sante (freguesia de Paderne, no concelho de Melgaço): em 26Jul61, sendo 1º Sargento piloto-aviador da Força Aérea Portuguesa, chega à Guiné e fica colocado no AB2-Bissalanca; na manhã de 22Mai63, quando em missão operacional sobre a região litoral centro-oeste da Guiné, após forçada aterragem no mato, é capturado pelo PAIGC e mantido cativo na República da Guiné-Conackry, vindo a ser em 22Nov70 resgatado - com outros 25 portugueses - no decurso da Operação Mar Verde, após o que regressa a Portugal; actualmente Major da Força Aérea Portuguesa, na situação de reforma."



Do ÍNDICE: 

PRÓLOGO 
Carta do Marechal António de Spínola, após a libertação 

I - DE S. JACINTO A BISSALANCA 

II - A MISSÃO E O ACIDENTE 

III - EM TERRAS DE OUTRAS GENTES 

IV - CELA n. 7 - SOBREVIVER OU DESISTIR 

V - A FUGA 

VI - DE BISSALANCA A PORTUGAL 

VII - ANEXOS 


Preço: 35,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.