quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Moçambique & FRELIMO - 'REACCIONÁRIO ANÓNIMO', de Garcia de Araújo - Lisboa 1979 - MUITO RARO;






Moçambique & FRELIMO - O caso das expulsões de portugueses com carimbo no passaporte


'REACCIONÁRIO ANÓNIMO'
De Garcia de Araújo
Edição do autor
Lisboa 1979


Livro com 320 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização. 
MUITO, MUITO RARO.


Pouco mais de um ano após a independência de Moçambique em 25 de Junho de 1975, a FRELIMO, movimento que dominava o território e que formara um governo ditatorial de cariz marxista, arrigimentou a sua polícia política SNASP e expulsou umas dezenas de cidadãos de origem portuguesa por sabotagem e reacionarismo...

Os seus passaportes foram carimbados com a designação de 'EXPULSOS DA REP. POPULAR DE MOÇAMBIQUE' !

Ao mesmo tempo foram conhecidos até hoje pela cifra 20/24... Sairiam com 20 Kg de bagagem e em 24 horas !

O autor foi uma das vitimas. Conta nesta obra a sua odisseia e revolta, que assim fica registada para a posterioridade. Como mais uma das tresloucadas acções da FRELIMO e do seu líder Samora Machel. Curioso será saber-se quem eram respectivamente o Ministro da Segurança e o Ministro do interior: Jacinto Veloso e Armando Guebuza respectivamente !

Um documento único.


Da Apresentação: 
“Quando terminei a leitura das provas de prelo deste livro e me propunha iniciar umas poucas linhas, não o fiz. Eu próprio precisei de parar, para meditar. Um mundo de recordações vividas desabou sobre mim.

Fui companheiro de Garcia de Araújo nos últimos anos da nossa permanência na sua terra natal. Sei o que há de verdade em cada uma das palavras que compõem este livro. Compreendo a sua necessidade de, propositadamente, desfigurar um pouco a realidade, introduzindo um ou outro ponto dissuasor. Tudo porque não quis comprometer ninguém com a publicação desta sua obra. Não podia ignorar que a quase totalidade dos intervenientes continua em Moçambique.

Pessoalmente creio que Garcia de Araújo poderia ter ido um pouco mais além, desmascarando e mostrando, chamando as coisas pelo seu próprio nome. É que há falta de livros (leia-se documentos históricos) relacionados com a fase de transição para a Independência do ex-Ultramar Português e Garcia de Araújo é um dos poucos autores nascidos no Portugal de além-mar que viveu determinados momentos não tornados públicos e que poderia, por isto contribuir para o preenchimento dessa lacuna. De momento, não o quer, bem sei e respeito o seu silêncio.

Garcia de Araújo dá-nos um livro onde regista factos vividos consigo próprio e com indivíduos das nossas relações. Nós, sem esforço identificamos os nomes corretos de pessoas e de localidades.

Aproveitando-se de verdades irrefutáveis, ainda que camufladas compôs um livro. De qualquer forma, ‘REACIONÁRIO ANÓNIMO’, o quarto livro de Garcia de Araújo e na impossibilidade de ser um documento histórico é o testemunho de um marco na vida de muitos de nós.”
Fernando Taborda


O Autor: 
“GARCIA DE ARAÚJO 
De seu nome completo, Carlos Alberto Garcia Ramalho de Araújo  nasceu em Moçambique. Aceitou CRISTO aos 16 anos, a ouvir histórias bíblicas contadas de forma muito original pelo Irmão Carlos Morais, um jovem enfermeiro, a um instável grupo de jovens, aos sábados à tarde, no quintal de uma modesta casa de madeira e zinco, na Malhangalene e à sombra de uma goiabeira.

Sempre pertenceu à Igreja do Evangelho Completo de DEUS, na Av. de Angola, liderada pelo Revº e Missionário Fernando Pinheiro de Faria Lopes, que o batizou nas águas da Catembe e, posteriormente, o consagrou ao Presbitério.

Batizado no ESPÍRITO SANTO era colaborador ativo da Igreja, como  aprendiz de Pregador, de Professor da Classe Esperança da Escola Dominical e onde ousou apresentar, do púlpito, os seus primeiros ‘estudos bíblicos’. 

Organizou e liderou, durante 3 anos e meio, os «’VEREDAS DE CRISTO’, grupo de Escuteiros de orientação Cristã Evangélica, que acabou por ser dissolvido por a extinta DGS não permitir a sua oficialização.

Entretanto, um problema estrutural na Igreja originou que, dos membros da Direcção, só Garcia de Araújo não apresentasse a sua demissão. Esta situação, no entanto, o levaria ao seu afastamento definitivo. Assim se mantinha quando aconteceu a Independência de Moçambique.

Como Autor, apenas fez publicar, em Moçambique, dois livros de poemas.

Em Portugal passou a visitar diversas denominações, sem se radicar em nenhuma, o que o mantinha longe de compromissos espirituais.

Lecionou Teologia Sistemática e outras matérias específicas em três Escolas Bíblicas diferentes e pregou em algumas Igrejas. Toda a sua restante obra literária e de compositor se foi desenvolvendo em Portugal, preferencialmente para o meio Evangélico, onde foi muito pouco acarinhada. Provavelmente por a receita do produto reverter integralmente para as Igrejas e pessoas que o vendiam, situação nada comum em Portugal.

É Pastor da Igreja de DEUS Pentecostal Movimento Internacional, na Congregação da Quinta do Conde. Foi consagrado pelo Missionário Representante para Portugal da IDPMI, Rev. Avelino Faria Fernandes.”


Obras do Autor: 
- ‘PEDAÇOS DE VIDA’ - Poemas e Pensamentos - Moçambique, 1974; 
- ‘PENSAMENTOS QUE NÃO PASSAM’ - Poemas e Pensamentos - Moçambique, 1975; 
- ‘ÊXTASE’ - Poemas e Pensamentos - Portugal, 1978; 
- ‘REACCIONÁRIO ANÓNIMO’ - Romance Político - Portugal, 1979; 
- ‘NAS MÃOS DE ALGUÉM’ - Poemas e Pensamentos - Portugal, 1987; 
- ‘O QUE DEUS É’ - Análise Bíblica - Portugal, 1991; 
- ‘DE DEUS PARA DEUS’ - Temas músicais de Louvor e Adoração - Portugal, 1993; 
- ‘NO ESPÍRITO’ - Análise Bíblica - 1ª edição - Portugal, 1994; 
- ‘OUTROS QUE SOMOS’ - Poemas e Pensamentos - Portugal, 1994; 
- ‘OLÁ, JESUS!’ - Opúsculo de Consagração - Portugal, 1995; 
- ‘NÃO DOU DÍZIMOS A DEUS’ - Análise Bíblica - Portugal, 1998; 
- ‘A MENSAGEM DE AGEU’ - Análise Bíblica - Portugal, 2000 e 2004; 
- ‘LOJA DE PENSAMENTOS’ - 500 pensamentos de um cristão - Portugal, 2000; 
- ‘AS 3 PESSOAS DE DEUS’ - Análise Teológica - Portugal, 2001 e 2003; 
- ‘PODEMOS PERDOAR’ - Portugal, 2002 e 2004; 
- ‘VERDADES SENTIDAS’ - Poemas e Pensamentos - Portugal, 2002
- ‘PAQUITO - o gatão que veio da rua’ - A história do meu gato - Portugal, 2004; 
- ‘LABIRINTO EXISTENCIAL’ - Uma experiência pessoal; 
- ‘PRINCÍPIOS DE FÉ’ - Pensamentos e Poemas; 
- ‘CONFIANÇA NA VITÓRIA’ - Pensamentos; 
- ‘PALAVRAS QUE SÃO PENSAMENTOS’ - Pensamentos; 


Preço: 57,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.